linkedin google plus facebook twitter
Home / Carreiras / Como pedir emprego – sem pedir de facto

Como pedir emprego – sem pedir de facto

emprego

Para a maioria dos candidatos, procurar emprego é um trabalho a full-time no qual envia muitas candidaturas, participa em feiras de emprego e desenvolve networking.

Durante esse processo, amigos e familiares podem até sugerir que deva ser mais agressivo na sua procura e com sua rede de contactos. Mas isso significa que deveria sair e pedir a todos um emprego? A resposta é não!

Lembre-se que o networking tem como base construir relacionamentos de forma mútua entre empresas e profissionais para ajudá-los a alcançar os seus objetivos. Por este motivo, a maior parte dos seus esforços deve ser gasta a desenvolver e a fortalecer essa relação – e uma forma de o fazer é por meio de entrevistas informativas com pessoas que já estão a fazer o que deseja.

Se é uma das pessoas que acredita que a entrevista informativa é uma perca de tempo porque afinal não há nenhuma vaga em aberto, então este pode ser o momento de rever a sua opinião. A verdade é que 80% dos empregos não são publicados e as ofertas são preenchidas pelo tão conhecido boca-a-boca. Mesmo que não tenha uma posição em aberto, a entrevista informativa habilita-o a estabelecer-se como um candidato e networker experiente que entende a importância das conexões profissionais e, quando surgir uma oferta dentro do seu perfil, poderá ser indicado por um dos seus contactos.

Veja a seguir cinco passos, elaborados pelo The Muse, para usar uma entrevista informativa para oportunidades de trabalho sem ter que perguntar sobre elas:

Identifique as suas melhores conexões

O seu primeiro passo é identificar com quem conversar e, para isso, poderá utilizar ferramentas de pesquisa avançada do LinkedIn para identificar o responsável pelo recrutamento e quem poderia ser o seu potencial chefe.

Se está à procura de uma posição inicial, deverá entrar em contato com os gerentes mas se está à procura de uma posição de nível médio, pense em gerentes seniores e diretores.

Também deverá procurar reuniões com pessoas que possam fornecer conselhos imparciais e específicos sobre a sua carreira, mesmo que não estejam em condições de contratá-lo ou ajudá-lo a atingir os seus objetivos imediatos. Mentores são fundamentais no ambiente profissional.

Procure fora dos seus contactos

O e-mail é um ótimo canal para isso a menos que tenha na sua rede alguém que possa apresentá-lo.

Não se preocupe com o facto das pessoas que irão receber seu e-mail não reconhecerem o seu nome. Certifique-se apenas de que eles sabem que está interessado em aprender mais sobre elas (carreira, crescimento, ideias).

Fale rapidamente sobre a sua experiência

Assim que os seus e-mails e esforços conseguirem uma reunião, é hora de começar a falar sobre a sua experiência. Uma vez que o seu novo contacto é obrigado a perguntar sobre si, a sua resposta é a maneira mais fácil dele entender quem é e porque vale a pena manter contacto consigo.

Para construir uma sinopse deslumbrante, conte uma história que mostra o que fez de importante na sua carreira e porque acha que a empresa/vaga é especial para si.

Também é muito importante usar esse momento para esclarecer qualquer dúvida que o seu contacto possa ter. Como exemplo, imagine que o seu currículo diz que trabalha para uma empresa de contabilidade e está encontrar-se com um executivo de relações públicas – use o seu discurso para explicar porque deseja fazer essa transição.

Faça perguntas passivas

Elabore questões estratégicas que podem ajudá-lo a obter ideias e as vagas que deseja (e deixar claro que a pessoa beneficiará ao ajudá-lo).

Se for encontrar-se, por exemplo, com alguém que tenha vínculos estreitos com uma empresa na qual deseja muito trabalhar, tente perguntar: “Tem algum conselho sobre como posso destacar-me como candidato?”. Se tiver sorte, o seu contacto verá essa pergunta como um convite para oferecer o seu CV ao RH da empresa.

Outra ótima pergunta é: “Tem alguma sugestão sobre outras empresas na área que eu deva conhecer?”. Novamente, o seu contacto pode conectá-lo com pessoas que trabalham na sua área de interesse. Pedir recomendações sobre outras possibilidades muitas vezes abre portas para apresentações, sem que de facto peça por isso.

Mantenha o seu objetivo em mente

Finalmente, vá para a reunião com uma ideia clara de como os outros poderão apoiá-lo, seja para conhecer vagas em aberto ou colocá-lo em contacto com outras empresas.

 

Tenha sempre em mente que os relacionamentos que cria nessas reuniões constituirão a base da sua rede profissional e garantirão que consiga os empregos que realmente deseja, sem pedir.

 

 

About Alerta Emprego

O Alerta Emprego é um portal de emprego que ajuda empresas e recrutadores a encontrar os melhores candidatos e a gerir processos de recrutamento. Além de promover anúncios de emprego, o Alerta Emprego funciona como uma base de dados de CVs pesquisável, tornando mais fácil a procura de candidatos.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*