encontrar emprego

Siga o nosso programa de 10 passos para encontrar emprego rapidamente:

1. Defina um Objectivo

O primeiro passo é sempre decidir o que quer fazer. Neste caso, deve questionar-se qual o tipo de emprego que procura. Utilize a metodologia SMART: o seu objectivo deve ser eSpecífico, Mensurável, Atingível, Realista e definido no Tempo.

Um bom objectivo seria “Vou encontrar emprego na área da Enfermagem, no espaço de 5 meses”.

2. Avalie Oportunidades

Nesta fase deve estar atento às notícias e estudos sobre emprego: a sua área profissional está a expandir ou a diminuir? Em que zona do país (ou estrangeiro) existem mais oportunidades? Quais são as empresas que normalmente recrutam profissionais com o seu perfil?

Faça “pesquisa de mercado” sobre emprego: às vezes pode valer a pena pensar numa mudança de carreira.

3. Melhore a sua Candidatura

Faça o “trabalho de casa” – construa um curriculum vitae visualmente apelativo e que evidencie as suas competências relevantes para o tipo de trabalho que procura; aprenda a escrever uma carta de apresentação vencedora e saiba como pesquisar as empresas às quais se vai candidatar.

4. Consiga motivação

Deixe-se inspirar por histórias de sucesso – fale com amigos e conhecidos e pergunte-lhes o que fizeram para encontrar trabalho. Procure também na internet e aproveite para ver imagens e frases que o ajudem a ganhar coragem. A procura de emprego é um percurso longo mas frutífero.

5. Prepare os seus perfis nas redes sociais

Os recrutadores utilizam as redes sociais para fazer uma pré-selecção dos candidatos. Por isso, é importante que o seu Facebook, Twitter, LinkedIn, entre outros, estejam preparados para receber um “visita”:

  • Apague ou esconda todo o conteúdo tabu e posts onde está a beber/utilizar estupefacientes.
  • Construa um perfil do LinkedIn que desperta a curiosidade dos empregadores.
  • Peça para lhe fazerem recomendações no LinkedIn.
  • Mostre a sua personalidade nas redes sociais.

6. Faça Networking

Os seus amigos, colegas ou familiares podem ajudá-lo a conseguir emprego. Por isso, deve aproveitar a sua rede de contactos da melhor forma. Faça saber que procura trabalho e questione se alguém conhece empresas que estejam a recrutar.

Peça aos membros da sua rede de networking para o avisarem quando virem uma oportunidade de emprego adequada ao seu perfil. Se conhecer alguém que trabalhe na empresa à qual se vai candidatar, solicite dicas para ser bem-sucedido na entrevista de emprego.

7. Procure Emprego

Esta é a fase do “mãos-à-obra”. Procure emprego nos portais específicos utilizando os critérios de pesquisa para receber somente oportunidades relevantes para o seu caso.

8. Continue a Procurar Emprego

Insista e mantenha a perseverança. Até conseguir uma entrevista de emprego pode passar algum tempo… mas não desista. Continue a frequentar sites, redes sociais e grupos (do Facebook e LinkedIn) de emprego – a sua oportunidade chegará eventualmente.

9. Leve confiança para a entrevista de emprego

A mentalidade certa pode garantir-lhe o trabalho. Confie nas suas competências e deixe a sua personalidade transparecer.

Estará mais confiante se se preparar para as perguntas mais comuns em entrevistas.

10. Conseguiu encontrar emprego – Celebre!

O 10º, e último, passo é o de celebrar! Atingiu o seu Objectivo inicial e conseguiu emprego. Comemore este facto através de um jantar com amigos e família, dê um passeio para descontrair e telefone aos seus familiares.
Permita-se sentir orgulho – encontrou um emprego!