Supostamente é um momento de excitação. Finalmente recebeu um telefonema para uma entrevista. Mas, com o chegar do momento da entrevista de emprego surgem aquelas borboletas no estômago e o nervoso miudinho.

Mas isto não estava nos planos.

É normal que fique nervoso

Existe quase uma associação entre a entrevista de emprego e um encontro amoroso. Se pensar bem, ambos os lados falam sobre si, embora tenham diferentes abordagens. Mas ao mesmo tempo, ambos tentam convencer o outro que são únicos.

As dicas seguintes podem deixá-lo mais preparado para a entrevista de emprego e ter a oportunidade de ser contratado é maior:

1. Estude a empresa

Certamente que já conhece esta dica. Mas a verdade é que ainda há muitos candidatos que, quando chamados a entrevistas, não sabem nada sobre a empresa. Talvez por preguiça, por excesso de confiança ou porque acham que sabem tudo.

Na realidade não sabem.

Pode saber o que se passou há um ano atrás, mas não o que aconteceu o mês passado. Todo esse tipo de informação pode afetar a sua postura numa entrevista.

2. Saiba o que o mercado diz sobre a empresa

Através da Internet pode conseguir todo o tipo de informações e pode ter acesso a páginas dedicadas sobre determinadas empresas. Por isso, use-as, e obtenha a maior informação que conseguir sobre as mesmas.

Pode também focar-se nos “contras” da empresa. Concentre-se nisso e diga que não será afetado com esses fatores.

Não existe equilíbrio entre trabalho e a vida pessoal? Eu adoro trabalhar. Chefes Loucos? Eu vivo a vida ao limite.

Agora já percebeu a ideia.

3. Saiba mais sobre o entrevistador

Pode não acreditar, mas mais de 80% dos entrevistadores das empresas não estão formados profissionalmente para realizar entrevistas objetivas e estruturadas. Os restantes 20%, optam por não colocar essa técnica em prática, pois consideram que o seu instinto é mais preciso e certeiro.

Isso pode significar, que de certa forma pode “jogar” com este fator. E a forma mais fácil é identificar as semelhanças de ambos.

4. Fale com contactos associados à empresa

Nunca sabemos muito bem se devemos confiar ou não na Internet. Por isso, é importante obter o feedbacks dos atuais e antigos colaboradores da empresa. Pode descobrir esses contactos através de uma pesquisa rápida no LinkedIn.

Mas não se conecte, pergunte somente o que acham da empresa em questão e obtenha o feedback.

Mostre a sua admiração pelos antecedentes e pela trajetória de carreira. E tente encontrar conselhos sobre a carreira profissional.

5. Escreva uma história vencedora

Anote. Leia em voz alta. Refaça.

Muitos candidatos não se esforçam e perdem uma grande oportunidade para contar uma história convincente de como conheceu o emprego e como é único.

Ninguém teria uma história de vida que provém de uma fase para outra.

Como Steve Jobs disse, só pode dar o seu melhor se unir todos os pontos que vêm de trás.

Por isso, conecte-se a esses pontos para que suba no elevador que merece.

 

Fonte: The Undercover Recruiter