linkedin google plus facebook twitter
Home / Carreiras / Primeira entrevista? 5 dicas para estar confiante

Primeira entrevista? 5 dicas para estar confiante

Designers in front of a blackboard

Acabar os estudos e começar a procurar o primeiro emprego pode ser assustador. Provavelmente está assustado com a falta de experiência ou curioso por saber como será trabalhar durante todo o dia. Conheça aqui algumas dicas, sugeridas pelo Work it Daily para se sentir confiante durante a sua primeira entrevista:

1. Pratique antes da entrevista

Ser entrevistado é uma competência que necessita de prática, confiança e muita concentração. Pesquise pelas perguntas mais comuns e saiba aquilo que pode esperar e qual a melhor maneira para responder. Reúna alguns amigos e familiares e encenem entrevistas, tendo em conta diferentes cenários.

Peça feedback sobre como pode ser mais claro ou mais concreto nas suas respostas.

2. Conheça as suas principais competências

Listas as competências no currículo é uma coisa, mas ter capacidade para as descrever de forma sucinta e coesa aos recrutadores é outra. Pense que qualidades e atributos o tornam único. Será um bom comunicador? Tem capacidade para resolver problemas? Pense em exemplos em que tenha aplicado essas competências em situações da vida real e esteja preparado para os apresentar.

3. Pesquise a empresa e prepare questões

Um dos aspectos mais importantes do processo de entrevistas é conhecer a empresa que o está a entrevistar. Como tal, é importante que pesquise informação sobre a organização, saber a sua missão, tendências, concorrência e objectivos. Tente também saber quem será o entrevistador.

Para além disso certifique-se que prepara algumas questões para fazer durante a entrevista para demonstrar o seu interesse na empresa.

4. Demonstre as suas competências e acções

Hoje em dia, muitas das entrevistas exigem que aplique as suas competências a uma determinada situação. Ter habilidade para utilizar e aplicar essas competências no deu dia-a-dia é uma óptima maneira de brilhar na entrevista e demonstrar que é o candidato certo.

Analise cuidadosamente o seu currículo e forneça exemplos da aplicação das suas competências.

5. Cause uma boa primeira impressão

A primeira impressão é tudo, sobretudo durante o processo de entrevista. Chegue atempadamente, leve cópias do seu currículo e vista-se apropriadamente. Demonstre entusiasmo e energia e esteja envolvido no processo colocando questões.

 

About Alerta Emprego

O Alerta Emprego é um portal de emprego que ajuda empresas e recrutadores a encontrar os melhores candidatos e a gerir processos de recrutamento. Além de promover anúncios de emprego, o Alerta Emprego funciona como uma base de dados de CVs pesquisável, tornando mais fácil a procura de candidatos.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*