linkedin google plus facebook twitter
Home / Emprego / Procura de emprego: 5 dicas para se manter motivado

Procura de emprego: 5 dicas para se manter motivado

Quando inicia uma procura de emprego começa cheio de energia, esperançoso e entusiasmado com as oportunidades futuras, mas em muitos casos, os candidatos perdem a sua energia ao longo do tempo. As pesquisas de emprego não são de todo um processo rápido e as chamadas telefónicas não surgem após cada envio do currículo.

Qualquer destes casos pode deixar uma pessoa triste e sem motivação. Queremos ajudá-lo! Fique com cinco dicas para continuar a sua pesquisa de forma positiva e motivada.

1. Pesquise com objetivos

Faça a sua pesquisa de emprego como se fosse um projecto, onde tem que definir metas tangíveis. Por isso, estabeleça um número de horas a que tem que se dedicar à pesquisa e atribua a cada hora tarefas específicas com metas relacionadas. Por exemplo, 10 horas por semana com o objectivo de se conectar a pessoas. O facto de ter tarefas e objetivos semanais irá mantê-lo mais focado.

2. Não fique preguiçoso

Só porque não tem emprego isso não significa que deve esconder-se do mundo. Faça as coisas acontecerem. Veja a procura de emprego como se fosse o seu trabalho. Como tal, faça a sua rotina normal antes de iniciar a sua pesquisa ou o seu “trabalho”.

Comece o dia a verificar o seu email e a fazer chamadas telefónicas. Faça as suas candidaturas até à hora de almoço. À tarde saia e estabeleça contactos com outras pessoas e pesquise outras oportunidades. Quando trabalha sob um plano de atividades, o seu desempenho será mais eficiente e também as hipóteses de ficar preguiçoso são menores.

3. Reavalie o currículo e o perfil do LinkedIn.

Se já não atualiza o seu currículo há algum tempo ou se não está ter os resultados desejados, então algo se passa. Por isso, reavalie imediatamente. E se for o caso faça o mesmo ao perfil do LinkedIn. Sempre que faz as essas atualizações está a construir fortes ferramentas para trabalhar a sua pesquisa e o resultado é uma maior confiança.

4. Rede de contactos

A rede de contactos pode ajudar na procura de emprego. Seja através de conselhos dos recrutadores ou partilha de conhecimentos. Este tipo de redes têm uma taxa de eficácia bastante elevada relativamente a outros métodos. Por outro lado, pode ajudar a manter-se motivado.

Ao conversar com outras pessoas pode pedir conselhos e criar uma aproximação e conexão com quem esta a iniciar. Com uma rede contacto também podem ser partilhadas situações e pontos de vista, que de alguma forma o vai ajudar a refletir e reagir adequadamente.

5. Ocupe o seu tempo

Quando a procura de emprego se torna maçadora e já vem por arrasto, então está na hora de fazer outras coisas. Procure algo que possa manter as suas habilidades e/ou a criar novas, que lhe poderão ser bastante úteis no próximo trabalho. Sendo voluntário por algumas horas da semana, fazer um trabalho temporário, ou fazer uma aula pode dar um impulso ou a inspiração que precisa para se manter motivado.

Encontrar um novo emprego é algo muito trabalhoso e de muita paciência. Aplique estas dicas para que possa continuar a sua procura. Vai ver que a oferta certa surgirá para si!

 

Fonte: Work it Daily

About Alerta Emprego

O Alerta Emprego é um portal de emprego que ajuda empresas e recrutadores a encontrar os melhores candidatos e a gerir processos de recrutamento. Além de promover anúncios de emprego, o Alerta Emprego funciona como uma base de dados de CVs pesquisável, tornando mais fácil a procura de candidatos.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*