Procura de emprego

Não é uma experiência agradável quando lhe dizem que não foi selecionado, mesmo quando não tinha a certeza se era aquele emprego que queria. Sobretudo, é especialmente difícil quando acontece mais que uma vez. No entanto, existem alguns passos que pode seguir para conseguir lidar melhor com a rejeição.

Lidar com o facto de não conseguir uma oferta de emprego pode ser dividido em três partes: a superação da rejeição, a análise da sua candidatura e avançar com a sua pesquisa de emprego.

Lidar com a rejeição

O primeiro passo para recuperar de uma rejeição implica a partilha da frustração e decepção que a acompanha. Fale com um amigo ou familiar e partilhe com eles os seus sentimentos sobre esse tema.

Apesar da vontade de o fazer, não diga nada ao recrutador que o possa prejudicar, pois pode voltar a querer submeter a sua candidatura. Por vezes, é difícil saber porque é que um candidato foi rejeitado mesmo estando muito bem qualificado. Se for esse o caso, a empresa pode mais tarde ter uma oferta melhor.

A maioria dos processos de recrutamento são bastante competitivos e muitos candidatos com talento acabam por ser rejeitados devido ao mercado de trabalho. Possivelmente o recrutador não estará mesmo a rejeitá-lo mas simplesmente terá optado por um candidato que melhor se adequava à função.

Tenha também em consideração que talvez o responsável pela contratação esteja certo e que este não seria o melhor trabalho para si e que não teria resultado. Neste caso, a empresa fez-lhe um favor ao não o contratar.

O que podia ter feito diferente?

Aproveite para refletir sobre a abordagem que fez durante o processo de recrutamento, de forma a verificar o que pode melhorar. Dê um passo atrás e reveja o seu currículo, carta de apresentação, analise a sua entrevista e o acompanhamento que fez. Pergunte-se a si mesmo se poderia ter feito alguma coisa diferente para se apresentar melhor e ser a escolha adequada.

Embora não seja muito normal, às vezes os recrutadores fazem comentários sobra a sua candidatura. Mas se não foi esse o seu caso, e se eventualmente desenvolveu algum relacionamento com uma pessoa da organização, tente recolher uma crítica construtiva.

Continue com a sua pesquisa de emprego.

Muitas vezes os candidatos perdem energia quando estão à procura de emprego e ainda esperam por respostas positivas, especialmente quando sentem que a entrevista correu bem. Não caia nesse erro. Nunca é boa ideia parar, até que lhe ofereçam uma proposta que aceite. Até ter algo escrito, continue a procurar. Encontrar outras opções e receber respostas positivas por parte de outras empresas ajudá-lo-á a suavizar uma rejeição.

 

Fonte: The Balance