procura emprego

Estar à procura de emprego durante muito tempo pode fazer com que se comece a questionar sobre o motivo de ainda não ter sido contratado. E, nesta situação, muitos candidatos podem ir ao desespero quando não recebem retorno para entrevistas.

Deve ter em mente que deve ser determinado enquanto procura emprego e muitas vezes será necessário dedicar tanto tempo como se estivesse num trabalho a tempo inteiro. Mas no processo de chegar aos empregadores, pode haver uma linha tênue entre ser determinado e ser um pouco agressivo.

Conheça de seguida 3 dicas do Work it Daily para evitar ser agressivo enquanto procura emprego:

Evite ser arrogante na sua carta de apresentação

Muitos candidatos cometem o erro de adoptarem uma atitude na sua carta de apresentação que pode ser traduzida como “eu mereço este trabalho”.

Enquanto procura emprego deve mostrar que é a pessoa certa com as suas habilidades e diferenciadores e evitar ser arrogante e enviar uma mensagem negativa de que tem direito à função.

Mantenha uma abordagem humilde e de gratidão pela oportunidade de poder se candidatar e utilize uma linguagem inteligente que convença o leitor de que a empresa não seria a mesma sem si.

Acompanhe, mas não incomode

Se se candidatou há algum tempo e ainda não teve resposta, é normal ficar curioso sobre o status da sua candidatura e querer acompanhar o processo com a empresa. E não há nada de errado em dar o primeiro passo e iniciar o contacto com a empresa, a menos que o recrutador tenha pedido precisamente para não o fazer.

Mas sua tentativa de acompanhamento não deve incomodar o recrutador. Por outras palavras, envie um e-mail de acompanhamento ou faça um telefonema e então aguarde que o empregador faça novos contactos.

Não se candidate a várias vagas na mesma empresa

O desejo de ser contratado pode convencê-lo de que ser agressivo e candidatar-se a cada vaga aberta na empresa será uma boa ideia, seja ela dentro ou fora da sua área de especialização.

No entanto, isso não é bem visto pelo empregador, que deseja saber qual o seu grau de compromisso com uma determinada posição e quais as habilidades específicas que apresenta para a empresa. Quando se candidata a diversas vagas, passa a impressão de que está interessado apenas no dinheiro ou em arranjar um trabalho qualquer (e mesmo que seja esse o caso, não é essa a impressão que quer passar, até porque as empresas não estão à procura profissionais assim).

 

Os empregadores estão sempre à procura de profissionais assertivos e líderes naturais para preencher as suas vagas. Mas aparentar ser uma pessoa agressiva coloca-o entre os candidatos sem interesse e isso poderá afastá-lo do processo antes de ter uma oportunidade de provar as suas competências.