linkedin google plus facebook twitter
Home / Candidaturas / Procura emprego? Saiba como lidar com a rejeição

Procura emprego? Saiba como lidar com a rejeição

Procura emprego

Receber respostas negativas ou não ter qualquer contacto depois de enviar muitos currículos para vagas de emprego é desanimador. No entanto, saber lidar com a rejeição é uma parte inevitável para quem procura emprego.

Veja a seguir algumas estratégias apresentadas pelo The Undercover Recruiter para ajudá-lo a lidar com a rejeição:

1. Não leve as coisas para o lado pessoal

Não leve a rejeição para o lado pessoal. Existem muitas razões para o empregador rejeitar a sua candidatura: pode ter encontrado um candidato com um perfil mais adequado à função, podem não ter condições para pagar o salário que está pedindo, entre outros motivos.

2. Não compartilhe a sua frustração nas redes sociais

É frustrante ser rejeitado e uma das melhores maneiras de aliviar a tensão é falar sobre isso com amigos e familiares, pois isso irá ajudá-lo a superar mais rapidamente. Mas não fale sobre as suas frustrações nas redes sociais para não ser visto como um mau profissional, afinal, não sabe quem está a ler ou a quem chegará aos seus posts.

3. Peça feedback

Alguns recrutadores podem não fornecer nenhum retorno sobre a sua candidatura, mas não custa nada perguntar. A resposta ajudará a perceber o que fez de errado ou em que poderá melhorar para futuras entrevistas.

4. Reveja o seu processo de procura de emprego

Recebendo ou não um feedback, reflicta sobre a sua experiência na procura de emprego, sobre as acções que tem feito durante o processo e entender o que poderá fazer melhor. Dê uma vista de olhos na descrição da função, verifique se possui todas as habilidades necessárias, se tem o perfil procurado, etc. E questione-se honestamente: se fosse o recrutador, seleccionaria alguém com o seu perfil para a vaga a que se está a candidatar?

5. Agradeça ao entrevistador/recrutador

Mesmo que tenha sido rejeitado, agradecer ao entrevistador poderá dar -lhe uma oportunidade no futuro, podendo surpreendê-los pela sua maturidade em lidar com a rejeição de forma profissional. Conecte-se no LinkedIn, e se eles se se impressionarem consigo, poderá recomendá-lo a outras pessoas no seu círculo social.

6. Faça uma pausa

Se está há um bom tempo à procura de emprego e não teve sucesso, pode ser uma boa ideia fazer uma pausa para definir novas estratégias. Não precisa tirar férias, mas pode ser bom passar um dia offline a fazer alguma atividade ao ar livre, como ir a um parque, praia ou qualquer outra actividade que o ajude a limpar a sua mente.

7. Mantenha o foco

A procura de emprego exige resiliência e persistência. Há muitas oportunidades no mercado de trabalho, analise bem o perfil procurado pela empresa, personalize o seu currículo para cada vaga a que se candidata, faça cursos para adquirir novas habilidades e envie as suas candidaturas para encontrar o seu emprego dos sonhos.

About Alerta Emprego

O Alerta Emprego é um portal de emprego que ajuda empresas e recrutadores a encontrar os melhores candidatos e a gerir processos de recrutamento. Além de promover anúncios de emprego, o Alerta Emprego funciona como uma base de dados de CVs pesquisável, tornando mais fácil a procura de candidatos.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*