linkedin google plus facebook twitter
Home / Candidaturas / Procurar emprego: as melhores dicas

Procurar emprego: as melhores dicas

procurar emprego

Está a procurar emprego de forma eficaz?  Não é suficiente procurar anúncios de emprego e enviar o seu CV com uma carta de apresentação standard.

Para garantir que consegue o trabalho desejado, deve:

1. Procurar emprego em portais de emprego

As empresas optam por anunciar as suas vagas de emprego em sites especializados. Isto permite-lhes estar perto dos profissionais que procuram novas oportunidades e gerir, de forma simples, os seus processos de recrutamento.

Se as empresas estão nos sites, também deve lá estar. Opte por um portal que confirma a credibilidade das empresas e evita ofertas fraudulentas, como é o caso do Alerta Emprego.

2. Procurar emprego através das redes sociais

Os anunciantes e os sites de emprego também divulgam as ofertas de emprego nas redes sociais. Siga-os no Facebook e LinkedIn para receber novidades sobre oportunidades de emprego e dicas sobre melhoria de CVs, actuação em entrevistas de emprego e outros.

3. Procurar ofertas de trabalho que se adequam ao seu perfil

Aproveite os critérios de pesquisa dos portais de emprego para ver somente anúncios que lhe interessam. Pode pesquisar por keyword, região, profissão ou área profissional. Afunile a sua pesquisa especificando os critérios mais relevantes para si.

“Perderá” menos tempo a ver anúncios irrelevantes, o que lhe permite enviar candidaturas vencedoras.

4. Responder somente às vagas para as quais seria um bom candidato

A estratégia “quantos mais, melhor” não resulta quando está a procurar emprego.

Responda aos anúncios se:

  • Tiver a experiência e competências solicitadas
  • Preencher os requisitos descritos na oferta
  • Estiver interessado em trabalhar na empresa anunciante
  • O tipo de trabalho lhe parecer desafiante
  • Sentir que seria feliz naquele emprego

Quando responde a oportunidades de emprego adequadas ao seu perfil fica mais motivado, o que se nota na sua candidatura.

5. Adequar o CV à vaga a que se candidata

O seu curriculum vitae deve ser um argumento de “venda”: quer-se mostrar como sendo o melhor candidato para aquela função. Assim, sugerimos que tenha um modelo “geral” de CV, que adequa conforme os anúncios a que responde.

Por exemplo, se tem experiência em Vendas e em Gestão e se está a candidatar a uma vaga num departamento comercial, explicite quais os resultados que obteve nas empresas anteriores. Indique de que forma conseguiu aumentar os lucros e ponha a experiência em Gestão em segundo plano.

6. Escrever uma carta de apresentação que demonstre que tem o perfil correcto

Porque os empregadores procuram futuros colegas, é importante que mostre o seu lado mais humano. Pesquise sobre a cultura da empresa para adequar o seu discurso na carta de apresentação.

Se a empresa for divertida, conte uma história interessante e relevante para a função. Se a empresa for orientada para resultados, quantifique os seus sucessos anteriores. Se a empresa apostar no bem-estar e saúde, mencione o desporto que faz. Este tipo de pormenores podem garantir-lhe a entrevista de emprego!

7. Ser persistente

Não desista de encontrar um bom emprego. Procurar emprego é um processo moroso e que implica persistência. Reúna forças para continuar a enviar candidaturas diariamente e conseguirá atingir os seus objectivos.

8. Não deixar o cansaço vencê-lo

Não pense que, só porque não recebeu respostas positivas até agora, não vale a pena continuar a tentar. Arranje hobbies que o ajudem a relaxar e integre formação para aumentar a probabilidade de ser seleccionado por uma empresa.

 

About Alerta Emprego

O Alerta Emprego é um portal de emprego que ajuda empresas e recrutadores a encontrar os melhores candidatos e a gerir processos de recrutamento. Além de promover anúncios de emprego, o Alerta Emprego funciona como uma base de dados de CVs pesquisável, tornando mais fácil a procura de candidatos.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*