linkedin google plus facebook twitter
Home / Competências / 5 coisas a evitar para ser mais produtivo no trabalho

5 coisas a evitar para ser mais produtivo no trabalho

Há dias em que somos umas verdadeiras máquinas de produtividade, mas há outros em que nem passamos do nosso email. Mas quando se trata de um desempenho excepcional no local de trabalho, o que nos impede de ser realmente bons?

Veja aqui alguns inconvenientes de produtividade a evitar:

1. Falta de foco

Alguns psicólogos e especialistas em inteligência emocional referem que um desempenho excepcional depende da nossa capacidade de manter o foco numa única tarefa.

Se estivermos focado numa tarefa de cada vez teremos uma maior probabilidade de sermos mais produtivos do que ao tentarmos fazer diversas coisas ao mesmo tempo.

2. Auto dúvida

Existem poucas pessoas com uma “super confiança” e que não se importam com coisas difíceis, e a verdade é que muitas vezes falham, mas é importante manter a confiança elevada. Muitos de nós somos adversos ao risco, com dúvidas e inseguranças.

Principalmente quando nos deparamos com algo de novo, pensamos sempre que existe alguém mais inteligente, experiente e criativo que certamente desempenharia melhor aquela tarefa. Mas não deixe que essa atitude o afecte e comece a acreditar nas suas capacidades. Os obstáculos são as barreiras que coloca a si mesmo, por isso ultrapasse-as.

3. Conformar-se

O chefe de design da CBS, Lou Dorfman, refere: “Na realidade, a criatividade é a capacidade de alcançar dentro de si mesmo e arrastar da sua própria alma uma ideia”. Nada vem por acaso. Esta é uma forma de alimentar a criatividade que há em si e de expor, com alguma consistência, novas ideias e ambientes inspiradores.

George Lois, um dos maiores diretores de arte do século XX, ia todos os domingos ao Museu Metropolitano de Arte para que se pudesse inspirar para os seus avanços criativos. Embora muitos não acreditem que a criatividade não pode ser praticada, pode no entanto ser treinada.

4. Poucas Pausas

As longas horas e o trabalho de qualidade não se encontram propriamente relacionadas. O processo de pensamento não é algo contínuo e as dores de cabeça após várias horas de trabalho, são um sinal que precisa mesmo de fazer uma pausa.

Trabalhe intensamente durante 15 minutos e faça pequenos intervalos em ciclos repetidos. Vai ver que o seu trabalho terá resultados bastante positivos.

5. Abraçar a ansiedade

O stress pode manifestar-se com inquietação, cansaço ou dificuldade em concentrar-se. Mas depende se é ou não mais sensível, mais stressado ou menos – de qualquer forma são sintomas prejudiciais e frustrantes para nós.

A psicóloga Kelly McGonigal refere que o stress é prejudicial para a produtividade e para a saúde em geral. No entanto, se aceitar o stress como uma reacção normal do corpo e se não se enervar com o stress, vai conseguir melhorar os níveis de motivação e produtividade.

 

Fonte: Work It Daily

About Alerta Emprego

O Alerta Emprego é um portal de emprego que ajuda empresas e recrutadores a encontrar os melhores candidatos e a gerir processos de recrutamento. Além de promover anúncios de emprego, o Alerta Emprego funciona como uma base de dados de CVs pesquisável, tornando mais fácil a procura de candidatos.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*