Adora animais? Já pensou encontrar uma profissão onde possa trabalhar com animais? Imagine-se a cuidar das necessidades dos nossos amigos de quatro patas.

Se pretende uma carreira profissional a trabalhar com animais, existem muitas opções. Veja cada uma delas:

Veterinário

Os veterinários são profissionais de saúde que prestam cuidados médicos aos animais. Alguns são especialistas em tratamento dos animais domésticos, gado, zoológico, de desporto ou de laboratório. Trabalham em hospitais e clínicas juntamente com técnicos e assistentes.

Geralmente, são profissionais bem remunerados, mas também são aqueles que têm as maiores responsabilidades e os maiores requisitos a nível educacional. Para trabalhar como veterinário tem que ter o Doutoramento em Medicina Veterinária. No entanto, a maioria dos profissionais só tem a licenciatura.

Técnico Veterinário

Basicamente os técnicos veterinários ajudam os veterinários a fazerem diagnósticos e a tratar dos animais. Estes profissionais conduzem procedimentos clínicos e laboratoriais. Ajudam também os veterinários a fazer exames, raio-x e a preparar os animais para as cirurgias.

Para ser um técnico de veterinário terá que ter um diploma de um curso tecnológico de veterinária.

Assistente veterinário

Os assistentes veterinários tem tarefas mais básicas, como por exemplo a alimentação, o banho e o exercício dos animais que estejam aos seus cuidados. Limpam e preparam as salas de exame e de cirurgia. Por vezes também recolhem amostras de sangue e urina. Cabe aos veterinários e técnicos supervisionar as suas funções.

Não precisa de uma formação em concreto para ser assistente de veterinário, no entanto, alguns recrutadores preferem pessoas que tenham alguma experiência em trabalhar com animais. Na maioria dos casos a formação é no local do trabalho.

Treinador de Animais

São instrutores que ensinam cães, cavalos e animais marinhos, entre outros, a demonstrar algumas habilidades. Preparam-nos para andar, por questões de segurança, desempenho, obediência ou para ajudar pessoas com deficiências.

Para trabalhar como treinador, por norma necessita do ensino secundário ou equivalente, embora para alguns casos precise mesmo da licenciatura.

Groomer ou cuidador de animais

Os groomers ajudam os animais de estimação a estarem no seu melhor. Usam shampoos, cortam, aparam e escovam o pelo e cortam as unhas. Trabalham para empresas de higiene, abrigos, clínicas e lojas de animais.

Para exercer esta profissional basta aprender com um experiente. No entanto, pode tirar pequenos cursos em escolas específicas da área.

 

Fonte: The Balance