linkedin google plus facebook twitter
Home / Carreiras / Progredir na Carreira: saiba porque algumas pessoas avançam mais rapidamente

Progredir na Carreira: saiba porque algumas pessoas avançam mais rapidamente

 

8 motivos porque algumas pessoas progridem mais rápido na carreira que outras

Atualmente progredir na carreira não é algo que vá acontecendo de forma natural. Muitas pessoas ficam sentadas à espera que as coisas aconteçam e normalmente o que recebem é… frustração!

Por outro lado, aqueles que têm mais “sorte” são os que procuram as oportunidades e vão atrás delas.

Se quer prosseguir na sua carreira, terá de seguir o exemplo dos que não ficam sentados à espera que algo bom caia do céu. De seguida, indicamos-lhe algumas características que esses profissionais possuem, de acordo com o The Muse:

Adoram um desafio:

Quando confrontadas com trabalho mais exigente ou demorado, muitas pessoas têm tendência a evitar fazê-lo ou a delega-lo para outros colegas. Quem evolui na carreira encara estes desafios como oportunidades para crescer e aprender.

Para progredir deve abraçar desafios em vez de os evitar: vai ajudá-lo a melhorar as suas competências e os seus superiores poderão ver que é pró-ativo.

Encaram falhas como oportunidades:

Enquanto profissional, lidar com as suas falhas pode ser muito complicado. Por norma, sente que desiludiu-se a si e aos seus colegas.

Contudo, quem tem mais possibilidade de evoluir profissionalmente é quem identifica essas falhas como oportunidades e aprende com a experiência. O objetivo é fazer sempre melhor no futuro.

São confiantes:

Os profissionais que têm tendência a progredir na carreira mais depressa são confiantes neles próprios, no seu trabalho e na sua carreira. Geralmente, são vistos como líderes pois as pessoas estão predispostas a acreditar em pessoas confiantes.

Mesmo as pessoas tímidas podem aprender a mudar a sua forma de estar, a sua linguagem corporal e o seu tom de voz, passando a adotar uma postura mais confiante.

São otimistas:

Ninguém gosta de colegas de trabalho que frequentemente se queixam de algo e que são negativos em tudo o que fazem. As pessoas otimistas preferem ver soluções em vez de problemas.

Para avançar mais rapidamente na sua carreira deve tentar ver o lado positivo dos acontecimentos. Se não se considera uma pessoa otimista naturalmente pode praticar em casa. Tente, por exemplo, escrever três a cinco coisas pelas quais se sente grato, diariamente.

São recetivos a críticas:

Os profissionais que são promovidos mais rapidamente aceitam as críticas e são capazes de aprender a melhorar com essas sugestões. Aceitam as críticas como construtivas em vez de destrutivas.

Se tem tendência a ficar em baixo ou irritado quando é criticado aprenda a recompor-se antes de responder a alguma sugestão que lhe possam ter feito.

Focam-se nos resultados:

Num negócio, não interessa de quem é a tarefa, interessa que as tarefas sejam realizadas a tempo e corretamente. Estar focado nos resultados é um dos requisitos para que possa avançar na sua carreira.

Ao fazer o trabalho sem queixas nem reclamações está-se a posicionar para alcançar o sucesso.

São flexíveis:

Numa empresa, ser flexível traz muitas vantagens. Atenção que não significa trabalhar mais horas nem abdicar de todas as noites e todos os fins-de-semana.

É, por exemplo, aceitar um novo projeto no que seria um mês calmo para si. As tarefas e os objetivos mudam constantemente e ser flexível é sobretudo adaptar-se a essas mudanças.

Ambicionam mais:

Por vezes, “querer mais” pode ser a única diferença entre ser promovido e não ser. A partir do momento em que assume que é ambicioso, a nível pessoal e profissional, mostra disponibilidade para lhe atribuírem mais responsabilidade e, consequentemente ser promovido.

Mas atenção assumir que é ambicioso não significa andar sempre a afirmar que merece ser promovido, pois pode não resultar a seu favor. Esclareça ao seu superior que está interessado em ter oportunidades para progredir mas também prove que está disposto a trabalhar para o merecer.

 

 

 

 

 

About Alerta Emprego

O Alerta Emprego é um portal de emprego que ajuda empresas e recrutadores a encontrar os melhores candidatos e a gerir processos de recrutamento. Além de promover anúncios de emprego, o Alerta Emprego funciona como uma base de dados de CVs pesquisável, tornando mais fácil a procura de candidatos.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*