linkedin google plus facebook twitter
Home / Carreiras / Prós e contras de trabalhar numa empresa pequena

Prós e contras de trabalhar numa empresa pequena

Para encontrar um emprego com sucesso, os candidatos precisam de alcançar um número considerável de empregadores. Quanto mais contactos e currículos enviar maior é a probabilidade de conseguir entrevistas e quem sabe um emprego.

Na maioria dos casos, os candidatos à procura de emprego, ignoram os anúncios das pequenas empresas, concentrando-se apenas nas grandes empresas e reconhecidas no mercado. No entanto, existem pequenas empresas bem melhor posicionadas para a contratação.

Por norma as pequenas empresas tem um plano de negócios progressivo com o objetivo de terem o seu sucesso independentemente da economia. Pode encontrar o seu nicho para rápido crescimento.

Prós e contras de trabalhar numa pequena empresa

Trabalhar numa pequena empresa tem as suas vantagens e desvantagens. As suas funções são, normalmente, não muito especializadas o mesmo não acontece numa grande empresa. Nas pequenas empresas os colaboradores são mais multifacetados, interagem com mais pessoas das diferentes áreas de trabalho e permitem uma maior visão sobre as operações da empresa.

Os colaboradores e o seu trabalho são mais visíveis, por isso e em muitos casos é mais fácil progredir numa empresa pequena.

Outra vantagem é que ganham uma maior experiência em diversas áreas, dando-lhes mais habilidade e competências, assim como áreas de especialização. As pequenas empresas têm também uma maior flexibilidade ao , como horário flexível ou a possibilidade de trabalhar a partir de casa.

O lado negativo de trabalhar numa empresa pequena, é a questão da formação formal, os benefícios poderão ser mais limitados e as oportunidades de mudar de área podem ser mais reduzidas ou até não existir essa possibilidade.

Além de que pode não existir uma oportunidade de crescimento e promoção. Talvez haja uma menor estabilidade de emprego numa pequena empresa, mas se o conforto se adequa ao seu perfil, então aproveite. Trabalhar numa pequena empresa pode ser a melhor opção para a sua carreira profissional.

Como encontrar empresas

Como pode encontrar as pequenas empresas certas para si? Faça pesquisas de ofertas de emprego, em portais de emprego, como o Alerta Emprego. Veja as pesquisas disponíveis, e conheça as empresas que publicam os seus anúncios. Se não conhecer as empresas em questão, procure mais informações sobre a mesma.

Existem recursos para identificar pequenas empresas, nomeadamente câmaras de comércio ou a secção de negócios do jornal local. Normalmente, todas as informações sobre essas empresas são publicadas regularmente.

Ao planear a sua estratégia de procura de emprego amplie a sua pesquisa e considere todos os empregadores, independentemente se é uma pequena ou grande empresa. E não se esqueça que maior não é necessariamente melhor!

 

Fonte: The Balance

About Alerta Emprego

O Alerta Emprego é um portal de emprego que ajuda empresas e recrutadores a encontrar os melhores candidatos e a gerir processos de recrutamento. Além de promover anúncios de emprego, o Alerta Emprego funciona como uma base de dados de CVs pesquisável, tornando mais fácil a procura de candidatos.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*