O que têm em comum J.K. Rowling, Hillary Clinton, Coco Chanel, Arianna Huffington, Diane Von Furstenberg ou Estée Lauder? Todas são mulheres de bastante sucesso. Cada uma destaca-se na sua área profissional. No entanto, as histórias e os seus percursos são diferentes, mas acredite que todas têm algumas qualidades comuns que foram determinantes para alcançarem o sucesso.

O que distingue as mulheres de sucesso?

A Caliper, uma empresa de consultoria americana, realizou um estudo onde mostrava que existem seis traços de personalidade comuns em mulheres de sucesso e que ocupam posições de liderança. Saiba quais são essas qualidades.

1. Assertividade

São mulheres seguras de si mesmas, com uma capacidade de comunicar de forma bastante assertiva e eficaz. São mulheres que defendem as suas ideias de forma racional.

2. Agressividade

Não são violentas, nada disso. Este tipo de agressividade é no sentido positivo. Como é referido no estudo, esta agressividade deve-se à forma como as mulheres ultrapassam as suas dificuldades e os obstáculos que vão surgindo.

São mulheres que não aceitam um “não” como resposta e como tal lutam para alcançar os seus objetivos, sem medos ou hesitações. Esta é uma característica vital para o sucesso.

3. Empatia

De nada lhe serve ser assertiva e agressiva se depois afastar tudo e todos. Como tal, as mulheres de sucesso percebem isso, e por essa razão mostram empatia com as pessoas que as rodeiam.

Podem ser colegas, colaboradores ou até clientes. Sabem ouvir, podem ser problemas ou soluções, mas depois agem em conformidade com a situação.

4. Autoconfiança

Não devemos confundir com arrogância. Simplesmente é conhecer as suas próprias capacidades e pontos fortes, ou então ter confiança suficiente para resolver problemas.

Para além de conhecerem as suas capacidades acreditam nelas. São mulheres resilientes e não se deixam derrubar pela dificuldades.

5. Energia

Transpiram vitalidade e energia no trabalho. Sabem que são a inspiração e motivação das pessoas que as rodeiam e para isso precisam de energia. Têm energia suficiente, pois são mulheres que sabem como e onde “recarregar baterias”.

6. Tolerância ao stress

O stress não as transtorna de todo. Até se sentem bastante confortáveis em ambientes de stress. Não se deixam derrubar, embora haja dias bons e maus.

 

Fonte: e-Konomista