Os empresários não nascem com sucesso, simplesmente usam características e ferramentas para progredir e chegar ao sucesso. Será que tem o que é necessário?

Pense nos empresários bem-sucedidos que vê nas notícias ou que nos rankings dos mais ricos. Acha que nasceram para ser empresários?

Existem algumas pessoas que nasceram com características genéticas para liderar, mas na realidade os empresários de sucesso iniciaram as suas carreiras profissionais, sendo pessoas muito diferentes. Passaram por um processo de transformação que os ajudou a alcançar o seu lugar.

Na verdade o que realmente importa é um conjunto de características que influenciam o seu sucesso enquanto empresário. Quer iniciar ter sucesso no seu próprio negócio? Veja as sete qualidades que o ajudarão a ser um excelente empresário:

1. Criatividade

Precisa de ser criativo. Ter uma ideia maravilhosa, algo novo, excitante e que ninguém ainda tenha feito. Mas não é só a criatividade que conta, pois vai encontrar centenas de problemas e obstáculos durante o desenvolvimento do seu negócio. Por isso, para superar todos os entraves que possam surgir vai precisar de soluções criativas para resolver os problemas.

O que significa que tem que ser um génio criativo, em que as ideias tem que ser perfeitas? Nem por isso. Significa sim que tem que pensar mais, para criar mais ideias.

2. Paixão

Para ser um empreendedor bem-sucedido precisa de energia. E isso acontece se for apaixonado. Se for apaixonado por construir algo, por uma determinada área ou por liderar uma equipa, certamente que vai ficar ansioso todos os dias.

O trabalho vai parecer-lhe mais fácil, irá trabalhar mais, estará menos stressado e provavelmente o mais importante, a sua energia será contagiante. Se for apaixonado pelo negócio, os membros da sua equipa também ficarão entusiasmados.

3. Dedicação

Ser um empresário de sucesso exige dedicação. Não pode começar um negócio só porque sim, ter uma ideia e após uma semana ou duas esperar que esta se desenvolva por si própria.  Desde o início precisa de estar envolvido profundamente no processo, trabalhar arduamente em todos os aspetos do negócio, por mais difícil que as coisas possam ficar.

Exige que trabalhe muitas horas, noites e fins-de-semana, abdicando de momentos pessoais e tempos livres. Se está a meio tempo dedicado à sua ideia de negócio, então nunca irá conseguir o sucesso.

4. Comunicação

As suas competências de comunicação são cruciais para o seu negócio. Pois precisa de descrever claramente aos investidores e parceiros a sua ideal comercial. Precisa de recrutar os melhores talentos para a sua equipa. Precisa de confirmar metas e objetivos a alcançar e resolver eventuais desentendimentos entre colaboradores. Precisa ainda de negociar, realizar vendas e colaborar regularmente com a equipa.

A maior parte do seu trabalho exige alguma comunicação. Como tal, precisa de se expressar de forma clara e aberta se pretender alcançar o sucesso.

5. Humildade

É importante saber ser humilde. Admita que tudo o que faz pode não ser perfeito e que não sabe tudo. Esta mentalidade irá ajudá-lo a estar recetivo a ideias, conselhos e sugestões por parte de outras pessoas, como mentores, conselheiros, colaboradores ou mesmo amigos e familiares.

Acredite que vale a pena ter a mente aberta e ouvir outras pessoas que estão ao seu redor.

6. Paciência

O sucesso não surge durante a noite. Segundo algumas estimativas sobre projetos, estes podem levar cerca de 10 mil horas para se tornarem realmente bons.

Se entrar num negócio a pensar que vai ter sucesso durante a noite, ficará desiludido quando surgir o primeiro obstáculo e não puder avançar. Ser empreendedor é ter paciência e manter o foco. Planeie a longo prazo e prepare-se porque pode demorar mais do que inicialmente estava à espera.

7. Adaptabilidade

Nem sempre as coisas seguem o caminho que deseja. O seu plano de negócio não está conforme o que tinha desenhado. Surgem novos concorrentes, desenvolvem-se novas tecnologias e aparecem tendências que não tinha previsto.

Tem que se adaptar às mudanças rapidamente. Poucas empresas conseguem chegar ao topo após escolher determinado caminho. Os negócios bem-sucedidos transformam-se e ajustam-se ao longo do tempo.

 

Algumas pessoas são mais pacientes que outras, mais apaixonadas que outras, mas não existe nada nesta lista que esteja fora do alcance de qualquer um de nós.

Se realmente quer tornar-se num empresário de sucesso, pode redefinir ou adquirir estas qualidades e colocar-se numa melhor posição.

Pode não ser bem-sucedido na primeira ou segunda vez que tentar, mas com o trabalho árduo, certamente que encontrará o que precisa para alcançar o sucesso.

 

Fonte: The American Genius