Muitas vezes perguntamo-nos se devemos ou não candidatar-nos a um emprego para o qual não temos todas as qualificações? Em muitos casos os candidatos perguntam a si mesmos se fará sentido candidatar-se mesmo não tendo a maioria ou até mesmo todas as qualificações exigidas.

Se por vezes faz sentido tentar, noutros casos pode economizar o tempo e gastar em outras ofertas que sejam mais adequadas.

O que considerar antes de submeter a candidatura

Nem todas as respostas servem para todos os candidatos ou para todas as situações. Existem alguns conselhos que devem ser considerados antes de iniciar as suas candidaturas às ofertas de emprego e que podem não ser correspondentes às qualificações.

Não conhece os seus concorrentes

Os candidatos não sabem quem são os seus concorrentes para uma determinada função. As empresas partilham as qualificações ideias nas ofertas de emprego, no entanto, nem sempre recebem candidaturas que tenham todos os requisitos solicitados.

Até pode ser qualificado tanto quanto os outros concorrentes, o que dará a hipótese de ser selecionado para uma entrevista.

Até que ponto quer mesmo aquele emprego?

Uma pergunta que deve fazer a si mesmo é “o quanto aquele emprego é atraente par si?” Avalie como a oferta pode corresponder aos seus critérios para a função.

Relacione a lista de requisitos para o emprego ideal antes de iniciar a sua pesquisa e assim avaliar o solicitado nas ofertas.

Qualificado?

Ao decidir-se, se deve ou não candidatar-se a uma oferta de emprego, crie uma lista das qualificações anunciadas e das implícitas.

Coloque um pisco nos requisitos que correspondem. Se verificar que tem muitos requisitos principais e a oferta é atraente, então deve considerar submeter a candidatura.

Analise os requisitos e as preferências referidas pela empresa recrutadora. As empresas consideram candidatos que não possuem as qualidades preferidas do que candidatos que não têm competências ou os conhecimentos necessários para a oferta.

Consegue obter as competências de que precisa?

A lista está a terminar, o que pode fazer para impressionar o recrutador? À medida que está a rever os requisitos da oferta, coloque a hipótese de desenvolver outra competência que ainda não tem. Caso assim seja, mostre ao recrutador a sua vontade de adquirir mais competências.

Além disso, pode ter um plano de desenvolvimento profissional de forma a aumentar as hipóteses de conseguir outros empregos semelhantes.

Não tem nada a perder, 11a não ser o seu tempo

Os candidatos que têm mais tempo e mais energia para procurar emprego tem outras condições para se candidatarem a ofertas mais exigentes. Se tiver mais tempo disponível, certamente valerá a pena enviar a sua candidatura.

O ideal é dedicar um tempo suficiente à sua pesquisa de emprego, para que possa candidatar-se a alguns empregos bem como fazer apostas mais seguras. Pode ter mais hipóteses, através de recomendações que pode fornecer ao recrutador. Contudo, tenha cuidado ao solicitar recomendações. Não abuse da boa vontade dos antigos empregadores, e por isso não as desperdice com ofertas que não possam de uma hipótese.

Caso consiga, marcar uma entrevista, tem uma oportunidade única de se apresentar e dar um passo no processo de recrutamento.

 

Fonte: The Balance