Quantificar no seu currÃculo aquilo que já alcançou é bastante importante uma vez que, actualmente, as empresas não recrutam só com base nas habilitações e experiência profissional.
Segundo o Careerealism, para os recém-licenciados, é ainda mais importante fazerem referência às suas conquistas uma vez que a experiência profissional será praticamente nula.
O que é relevante?
Qualquer informação que possa contribuir para o seu desempenho profissional ou para o desenvolvimento da empresa é relevante para ser mencionado.
Por exemplo, alterar um processo para se tornar mais fácil ou mais rápido é uma competência importante. Não só demonstra pró-actividade como vontade de contribuir para os processos em que está envolvido.
Pense bem no seu curso e trabalhos que tenha realizado e reflicta sobre o que será interessante: não será difÃcil impressionar o entrevistador com exemplos sobre aumento dos lucros, redução de custos ou racionalização de processos, independentemente do contexto.
Evite clichés
Quando lhe perguntarem sobre aquilo que já alcançou evite responder de forma básica. Por exemplo, referir que tem uma licenciatura ou que tirou a carta de condução dificilmente é o que o irá ajudar a destacar-se dos restantes candidatos.
Idealmente, deverá referir algo que seja tangÃvel: caso tenha ajudado a angariar dinheiro para caridade, quanto conseguiu no total?
Técnica STAR
Numa entrevista, para fazer referências àquilo que já alcançou, tenha como objectivo utilizar a técnica STAR:
- Situação: contextualize o entrevistador – descreva a situação e explique porque é relevante
- Tarefa: identifique os seus objectivos e aquilo que pretendia atingir
- Acção: explique quais foram as suas acções especÃficas para atingir os objectivos
- Resultado: exponha o resultado da acção e seja concreto: o que conseguiu realizar e o feedback que recebeu.
Exemplos de competências alcançadas:
- Treinar e completar uma maratona ou outro êxito desportivo
- Participar activamente na Associação de Estudantes´
- Ultrapassar o medo ao completar ou enfrentar algo que o assustava
- Falar em público em algum evento
- Ajudar os outros a terem sucesso, ao ensinar-lhes uma nova competência
- Ser representante de turma no último ano de faculdade
- Receber prémios de teatro e/ou música
- Adquirir competências em várias lÃnguas