Recém-Licenciados dicas para a carta de apresentação

Por vezes, para quem terminou o curso recentemente, pode ser complicado encontrar uma primeira experiência profissional. No entanto, as suas hipóteses podem aumentar se fizer uma procura de emprego mais “agressiva”.

Uma carta de apresentação bem redigida deve ser um elemento desta estratégia pro-activa. Alguns especialistas consideram que uma carta de apresentação adaptada a cada candidatura pode abrir diversas portas para novas oportunidades. Conheça aqui algumas dicas para Recém-Licenciados:

Conheça o recrutador

Se por um lado enviar sempre a mesma candidatura ajuda-o a poupar tempo, por outro lado, desta forma, não se irá destacar dos restantes candidatos que fazem o mesmo.

Pesquise a empresa, aprenda a sua cultura empresarial a suas necessidades de negócio. Assim, conseguirá falar directamente sobre como pode contribuir para o crescimento da empresa. Esta abordagem personalizada demonstra que se preocupa e que está qualificado para a função.

Para além disso, deve demonstrar o seu entusiamo e relacioná-lo com o seu conhecimento e objectivos profissionais relativamente à oportunidade a que se candidata. Não se esqueça também de adaptar cada candidatura ao seu destinatário. Investigue quem é a pessoa responsável pelo recrutamento e dirija-se a essa pessoa.

Enalteça as suas competências

Pode ter uma experiência profissional reduzida ou até nula, no entanto deve fazer referência actividades e projectos que possam demonstrar o seu potencial para o sucesso.

Estas actividades podem incluir trabalho voluntário, projectos realizados em aulas e actividades extra-curriculares, bem como interesses diferenciadores tais como viagens que tenha feito ou desportos que pratique.

Enquanto recém-licenciado deve também reflectir sobre que competências são mais importantes para o recrutador e mencionar exemplos de situação em que tenha aplicado essas competências.

Seja apaixonado

Demonstre que está genuinamente interessado no tipo de trabalho a que se está a candidatar. Por exemplo, caso se esteja a candidatar a uma empresa de Web Design, é essencial que tenha um portefólio com páginas web e blogues que tenha construído para alguns colegas ou amigos.

Para iniciar a sua carreira, a sua paixão e a sua motivação, são essenciais. São essas características que o podem distinguir dos restantes candidatos.

Adapte o formato da sua carta

A sua carta de apresentação não é a sua autobiografia – foque-se nos pontos chave que possam chamar a atenção dos recrutadores mas evite prolongar-se demasiado.

Inclua um breve parágrafo de abertura que mencione de que forma o seu perfil se enquadra nos requisitos da empresa. De seguida coloque quatro ou cinco tópicos que expliquem brevemente as suas competências e que demonstrem a sua paixão e empenho.

O ultimo parágrafo deve ser apelativo e deve ser aquilo que o destaca! Explique, de forma clara, como pode contribuir para os objectivos da empresa e para o sucesso do recrutador. De forma confiante, peça por uma entrevista presencial.

Fonte: Career Advice Monster