linkedin google plus facebook twitter
Home / Recrutamento / Recrutadores: como gerir o stress no trabalho

Recrutadores: como gerir o stress no trabalho

Recrutadores como gerir o stress no trabalho

Para um técnico de recrutamento existem muitos factores que podem contribuir para potenciais causa de stress ou ansiedade.

Com a ajuda do Undercover Recruiter reunimos as principais fontes de stress para um recrutador e sugerimos formas de lidar com essas situações.

1. Principais causas de stress:

Gestão de departamento: ter objectivos para cumprir, sejam numéricos ou financeiros, coloca-nos numa situação diária de pressão. Contudo, ter objectivos definidos é necessário para poder avaliar a evolução da empresa.

Ambiente de trabalho: trabalhar na área do recrutamento e bastante competitivo e está competição deve ser encorajada, desde que de forma saudável. Contudo, facilmente se passa de uma situação saudável para algo prejudicial e desconfortável. Falta de colaboração e de espírito de equipa pode ser uma das causas de ansiedade.

Clientes: quando lidamos com seres humanos existem sempre situações imprevisíveis. Qualquer situação pode mudar a opinião dos clientes e aquilo que pretendem. Tudo isto faz parte da função, contudo é esta a principal causa de stress para um recrutador, e está constantemente fora do nosso controle.

2. Sinais de stress e ansiedade

Depois de analisarmos as causas, como podemos detectar que estamos com uma taxa de ansiedade elevada ou acima do normal? Existem sintomas que ficam fora de controle e pode ser altura de fazer algumas mudanças no dia-a-dia.

Os principais sintomas de stress:

  • Suar
  • Tensão alta
  • Palpitações cardíacas
  • Tonturas
  • Dificuldade em dormir
  • Irritação
  • Sistema imunitário em baixo

Principais sintomas de ansiedade:

  • Sentir deprimido
  • Apatia e perda de interesse no trabalho
  • Problemas em dormir
  • Fatiga
  • Problemas em concentrar
  • Tensão muscular
  • Dores de cabeça
  • Problemas de barriga
  • Consumo elevado de álcool

3. Como lidar com o stress

Existem algumas formas de lidar com o stress e a ansiedade causados no trabalho. Pode também optar por consultar um médico e perceber o que ele recomenda para os seus sintomas específicos.

Cuide de si:

  • Alimente-se bem
  • Faça pausas regulares durante o dia
  • Aprenda a dizer “não” em determinadas situações
  • Delegue tarefas
  • Faça férias
  • Evite o perfeccionismo e seja prático
  • Relacione-se com outras pessoas

4. Como as empresas podem evitar o desgaste dos recrutadores:

  • Realizar reuniões regulares para perceber como os colaboradores se sentem
  • Fazer mudanças caso identifiquem pontos de stress comuns no trabalho
  • Encorajar pausas e férias como parte da cultura da empresa
  • Organizar eventos de meditação e team building para os funcionários

As empresas de recrutamento investem muito dinheiro em formação, apoio, desenvolvimento, divulgação, bases de dados e telecomunicações.

Atualmente, é também necessário investir na saúde mental dos seus recrutadores para que estes possam estar no máximo da sua produtividade, enquanto estão a trabalhar.

 

About Alerta Emprego

O Alerta Emprego é um portal de emprego que ajuda empresas e recrutadores a encontrar os melhores candidatos e a gerir processos de recrutamento. Além de promover anúncios de emprego, o Alerta Emprego funciona como uma base de dados de CVs pesquisável, tornando mais fácil a procura de candidatos.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*