linkedin google plus facebook twitter
Home / Curriculum Vitae / Recrutadores revelam: o que é mais importante no currículo?

Recrutadores revelam: o que é mais importante no currículo?

Após um estudo realizado a candidatos e recrutadores portugueses concluiu-se o que é mais importante.

A empresa de recrutamento Michaeal Page entrevistou 564 candidatos e 25 consultores de recursos humanos em Portugal num recente estudo de forma a perceber os que os recrutadores procuram nos currículos de candidatos a uma entrevista de emprego.

Aqui ficam os resultados extraídos do estudo, assim como algumas dicas para melhorar a formatação, estrutura e conteúdos do seu currículo.

1. Novas tecnologias e criatividade

84% dos consultores afirmam que o contacto de Skype deve ser incluído no currículo, pois fortalece-o. 51,2% dos candidatos são da mesma opinião.  Contudo, a inclusão do endereço de email não é assim tão valorizado pelos dois grupos.

A inclusão de links dos perfis das redes sociais é outra das conclusões extraídas do estudo, 45,7% dos candidatos e 68% dos recrutadores estão de acordo relativamente a esta questão.

Outra forma de fortalecer o currículo é incluir uma fotografia própria, opinião da grande maioria com 76,8% das respostas.

2. Informação extra e tom de escrita

Segundo o estudo da recrutadora, “é importante descrever com palavras-chave o trabalho e funções das experiências profissionais”. Este é um ponto bastante importante para 91,8% dos candidatos e para 100% dos recrutadores, uma vez que analisam em média 100 currículos por dia.

Relativamente ao tom de escrita utilizado, o casual, tanto para 49,1% dos candidatos e 56% dos consultores não é muito aconselhado, pois segundo os entrevistados enfraquece o texto. Por isso, 89,9% dos candidatos e 96% dos profissionais defendem a utilização de um tom profissional.

Na questão “se o um cv deve ou não ser escrito na primeira pessoa”, as respostas dividiram-se. 46% das respostas dos candidatos consideram que fortalece o currículo, já 44% dos consultores são de opinião contrária e consideram que enfraquece o currículo escrito na primeira pessoa.

3. Longevidade na empresa

Ao nível da experiência de trabalho, os candidatos (78,5%) e consultores (92%) são da mesma opinião quanto à permanência numa empresa mais de dois anos, e isso fortalece o currículo.

4. Características Pessoais

Como explica a Consultora Sénior da Michael Page, “todos achamos que somos super dinâmicos e superativos. Aquelas frases que antes se usava como “Aposte em Mim” ou “sou uma mais-valia para a sua empresa” e aqueles textos muito elaborados já não se usam.”

Hoje em dia há uma coisa que se utiliza muito que é um pequeno parágrafo no topo do CV com uma breve descrição daquilo que são as nossas melhores características e isso pode ser uma boa abordagem. Ainda assim, acho que qualquer que seja a característica boa ou menos boa deverá transparecer na entrevista e não estarmos nós a evidenciar que a temos”.

 

Fonte: Dinheiro Vivo

About Alerta Emprego

O Alerta Emprego é um portal de emprego que ajuda empresas e recrutadores a encontrar os melhores candidatos e a gerir processos de recrutamento. Além de promover anúncios de emprego, o Alerta Emprego funciona como uma base de dados de CVs pesquisável, tornando mais fácil a procura de candidatos.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*