candidatos

No momento da entrevista, nunca sabemos o que os recrutadores estão a pensar. Por mais que se esforce, não consegue perceber se realmente é o candidato ideal ou se está muito aquém do perfil desejado.

Contudo existem características que, de uma forma geral, todos os recrutadores valorizam nos candidatos. Além das qualidades técnicas também são apreciadas as qualidades humanas e sociais.

Veja de seguida, 10 qualidades que os recrutadores valorizam e prepare-se para as próximas entrevistas.

1. Saber tomar decisões

A importância de agir friamente nas horas de stress e pensar de forma prática sobre os problemas. Uma forma de avaliar esta capacidade no momento da entrevista é através de perguntas, simulações de problemas e dinâmicas de grupo.

2. Analisar os problemas

Esta é outra qualidade procurada, o facto de olhar para além do trabalho e ter capacidade de antever um problema em si. É uma mais-valia estar um passo à frente e saber qual é a direção a seguir.

3. Oferecer ajuda

Ajudar nos momentos de aflição e ser prestável é o que muitas empresas procuram num candidato. Trás uma segurança, havendo assim confiança na equipa.

4. Ter boas ideias

Ter e partilhar. Numa empresa em crescimento são sempre bem-vindas (e desejadas) novas ideias e visões. Por isso quando for a uma entrevista de emprego, leve sugestões para novos projectos.

5. Estar informado

Faça o trabalho de casa e vá para a entrevista informado sobre a empresa, o trabalho, área e a concorrência. É valorizado o conhecimento sobre o meio e também a preocupação e empenho do candidato.

6. Trocar conhecimentos

Independentemente de ter muita experiência existe sempre algo que podemos aprender. Por isso, seja humilde, e mostre que tem total disponibilidade para aprender dentro da empresa e partilhe a sua experiência e os seus conhecimentos.

7. Sentido de humor

Não quer dizer que tem que ser o bobo da corte. Simplesmente as empresas gostam de colaboradores sérios, mas também que saibam rir e que tenham sentido de humor. Afinal de contas, está a trabalhar e não num funeral. Como tal, sorria e seja agradável para os outros.

8. Compromisso

É considerada como sendo uma das características essenciais. Os recrutadores gostam de candidatos que cumpram com a sua palavra e que cumpram o que foi estipulado.

9. Trabalhar com diferentes pessoas

Durante toda a sua carreira profissional, irá trabalhar com vários colegas, sendo todos diferentes. Por isso, as empresas pretendem candidatos que sejam pessoas afáveis, que se adaptem aos diferentes perfis e, acima de tudo, que sejam capazes de desenvolver um bom trabalho como todos.

10. Ter perspetivas

Os recrutadores procuram pessoas com ambições e com planos. Não procuram pessoas que queiram apenas desempenhar as suas tarefas e receber o salário.

 

Fonte: Dinheiro Vivo