Cropped image of hands of businesspeople working together on business project at office - Consulting

Durante os processos de recrutamento a maioria das empresas debate-se com alguns problemas e enfrenta alguns desafios:

  • Não conseguem encontrar candidatos rapidamente;
  • Não encontram candidatos qualificados para a função;
  • Consideram os processos de recrutamento demasiado caros.

Mas mais importante que estas questões é a estratégia que a empresa define para o processo de recrutamento. Veja de seguida 3 coisas essenciais numa estratégia de recrutamento, de acordo com o The Undercover Recruitment:

1. Pesquisar

Efectuar pesquisas é a primeira fase para conseguir criar uma estratégia de sucesso:

  • Candidatos: pesquise sobre como os seus candidatos-alvo costumam procurar emprego, que tipo de conteúdo os atrai e o que esperam numa carreira profissional;
  • Meios: pesquise os canais existentes que pode utilizar para atrair candidatos e quais alcançam o seu público-alvo;
  • Employer branding: pesquise aquilo que os seus funcionários e candidatos em geral pensam e/ou dizem sobre a empresa enquanto empregadora.

2. Planear

De seguida é importante que crie um plano para o ajudar ao longo do restante processo onde deverá reflectir sobre:

  • A definição de cada segmento da sua audiência;
  • Que canais irá utilizar para colocar os seus anúncios;
  • Como irá estruturar os seus anúncios para criar impacto;
  • Que canais irá utilizar para alcançar mais candidatos;
  • Quais as melhores alturas do ano para recrutar.

3. Medir

Possivelmente a parte mais importante de qualquer estratégia é conseguir medir os resultados obtidos ao longo de todo o processo de recrutamento. Para conseguir avaliar o sucesso da sua estratégia deve conseguir medir:

  • O custo por candidatura;
  • O custo por recrutamento;
  • Qual o prazo para recrutar;
  • As visualizações e as candidaturas de cada meio.

Benefícios de criar uma estratégia

Umas das melhores partes de ter uma estratégia bem definida é que consegue perceber quando algo não está a correr como pretendido. Ao efectuar pesquisas, definir objectivos e avaliar as métricas consegue perceber se aquilo que definiu está a ser cumprido e se está no caminho certo para encontrar o melhor talento.