linkedin google plus facebook twitter
Home / Recrutamento / Recrutamento: experiência ou personalidade – qual escolher?

Recrutamento: experiência ou personalidade – qual escolher?

Contratar um novo colaborador pode ser um grande desafio e muito stressante. Há imensas coisas que podem ser consideradas, como por exemplo: são qualificados? Estão entusiasmados? Quais as competências que possuem? À medida que vai analisando as respostas dos candidatos, outra questão deve colocar: será que se enquadra?

Entre diplomas e certificados existe também um lado humano com atitudes, valores e formas de viver. Como tal, pode agora verificar algumas razões que indicam que a personalidade de um candidato é tao importante quanto as suas competências e experiência numa entrevista de emprego.

A cultura da equipa é preciosa

Para além das coisas insignificantes, tudo no seu trabalho e local é satisfatório. Sente-se confortável, pois tem amigos no trabalho e o sol brilha lá fora. Entra um novo colaborador. Pode ser um chefe, um júnior ou alguém que esteja ao mesmo nível que você, se não o vê olhos nos olhos e a personalidade o deixa louco, então as coisas vão ficar agitadas no local de trabalho.

Quando uma amargura surge, rapidamente se espalha. Então o que já foi uma cultura de uma equipa positiva e saudável pode transformar-se num ambiente descontrolado, descontente e destruído. Por isso, a cultura de toda a equipa é preciosa.

Quando os colaboradores estão em sintonia e partilham os seus valores, atitudes, e crenças, todos trabalham como uma máquina. As personalidades adequadas permitem que as pessoas se relacionem e se entendam, já não para falar de amizades profundas e sinceras.

Um ajuste adequado à cultura também pode afetar positivamente o compromisso e a longevidade do novo empregado. Quando nos identificamos e respeitamos a nossa empresa, somos mais propensos a ser mais fiéis. Os processos de recrutamento exigem tempo e investimento, então se a lealdade significa que o novo colaborador trabalha arduamente ou recusa tarefas, existem pontos que podem ser recolhidos para fazer as coisas corretamente.

Por esses motivos é que os Recursos Humanos de uma empresa ou as recrutadoras recorrem a testes especializados de forma a avaliar objetivamente o potencial dos candidatos.

As competências podem ser aprendidas, a personalidade não

Muitas vezes o que os profissionais de recursos humanos não entendem é que as competências podem de facto ser aprendidas ao longo do tempo, já a personalidade é mais difícil de se mudar.

Richard Branson escreveu um artigo sobre este tema, em que referia que no prazo de três meses pode conhecer os prós e os contras. A personalidade é a primeira coisa a procurar e só depois as competências e a experiência. Se resulta para o empresário mais bem-sucedido do mundo, também resultará consigo.

Lembre-se que deve olhar para além das qualificações e olhar para a “big picture”. O candidato possui competências transmissíveis? Muitas vezes alguns candidatos são ignorados porque não têm o título certo ou o título do trabalho. Evite fazer isso. Tenha uma visão crítica da experiência de trabalho, das tarefas realizadas de acordo com as referências e a apresentação na entrevista. Estavam entusiasmados e confiantes?

Do ponto de vista dos futuros colaboradores, por que quer trabalhar num local onde não pode ser vocês mesmo? A satisfação no trabalho e o sentimento de pertencer a uma equipa ou família é fundamental para qualquer experiência de emprego. Por isso, os recrutadores têm o poder de nos salvar ao selecionarem os candidatos certos.

O que acha? Procura características particulares ao contratar um novo colaborador? Qual o tipo de cultura de equipa que o seu negócio aprecia?

 

Fonte: Work it Daily

About Alerta Emprego

O Alerta Emprego é um portal de emprego que ajuda empresas e recrutadores a encontrar os melhores candidatos e a gerir processos de recrutamento. Além de promover anúncios de emprego, o Alerta Emprego funciona como uma base de dados de CVs pesquisável, tornando mais fácil a procura de candidatos.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*