linkedin google plus facebook twitter
Home / Recrutamento / Recrutamento Online: Como Optimizar Resultados

Recrutamento Online: Como Optimizar Resultados

roi-of-lms

Conhecer os principais indicadores, rácios e métricas que definem a qualidade de um anúncio de emprego é o primeiro passo para poder optimizar o recrutamento online.

Neste artigo, apresentamos algumas sugestões que pode ter em conta de forma a melhorar o impacto dos seus anúncios.

Fazer Testes

Ter forma de medir os resultados gerados pelos vários canais onde divulga os seus anúncios de emprego é essencial para poder melhorar o recrutamento online. Perceber o que está a acontecer permite-lhe fazer testes e compreender o impacto prático das alterações feitas.

Deve, por isso, procurar utilizar meios que lhe permitam analisar a avaliar resultados.

No Alerta Emprego, disponibilizamos os principais indicadores por anúncio (número de pesquisas, número de visualizações e número de candidaturas) e enviamos ainda um relatório com o detalhe das candidaturas recebidas por anúncio (nome e email dos candidatos). Assim, pode facilmente tirar conclusões sobre a quantidade e qualidade das candidaturas recebidas, bem como fazer os ajustes necessários num futuro processo de recrutamento.

Gerar Exposição

A exposição dos anúncios de emprego é a base dos resultados obtidos, já que o anúncio tem de aparecer para poder gerar resultados. Canais com maior visibilidade permitem que os anúncios sejam visualizados por mais candidatos. Assim, geram à partida mais candidaturas, e mais candidaturas de qualidade.

A visibilidade de um anúncio é determinada pelo número de visitantes de cada canal, bem como pelo número de ofertas de emprego activas.

Tenha também em atenção os melhores dias para publicar anúncios de emprego.

Visibilidade Alerta Emprego vs outros portais

Aproveitar Visibilidade

Para garantir que os seus anúncios geram interesse nos candidatos, utilize títulos que sejam ao mesmo tempo objectivos e apelativos. Procure também utilizar o nome pelo qual a empresa é conhecida no mercado e o respectivo logotipo.

Faça testes para perceber que títulos resultam melhor e aposte naqueles que despertam maior interesse por parte dos candidatos.

Por exemplo, títulos como “Promotor” ou “Angariador” tendem a gerar menos interesse do que “Comercial” ou “Gestor de Clientes”.

Melhorar Conversão

A informação que inclui na descrição da oferta é determinante para o número de candidaturas recebidas.

Incluir pouca informação pode tirar credibilidade à oferta e assim afastar candidatos mais exigentes. Por outro lado, certos tipos de informações podem retirar interesse à oferta.

Deve procurar um equilíbrio que lhe permita atrair os candidatos certos,  evitando informações sensíveis que possam ser abordadas mais tarde em entrevistas. Estas dicas podem ajudá-lo a escrever um anúncio de emprego eficaz.

Deve beneficiar das vantagens de promover o seu Employer Branding, por exemplo através de vídeos de recrutamento ou de outros conteúdos.

Garantir Qualidade

Para receber candidaturas mais focadas e uma maior percentagem de candidaturas válidas, pode optar por dificultar o formulário de candidatura, afastando assim “candidatos por impulso”.

No Alerta Emprego, permitimos  questões no formulário de candidatura que além de afastarem candidatos que à partida não interessam, permitem recolher informação útil, como por exemplo, a motivação, experiência ou conhecimentos do candidato.

Reduzir Investimento

Deve apostar nos canais que lhe garantem melhor retorno e proporcionam uma relação equilibrada entre custo e resultados obtidos. Pode reduzir o valor de investimento realizado se optar por pacotes de anúncios.

No Alerta Emprego, disponibilizamos pacotes mensais, trimestrais, semestrais ou anuais, quer permitem assim optimizar o custo por anúncio, consoante as necessidades da empresa.

About Alerta Emprego

O Alerta Emprego é um portal de emprego que ajuda empresas e recrutadores a encontrar os melhores candidatos e a gerir processos de recrutamento. Além de promover anúncios de emprego, o Alerta Emprego funciona como uma base de dados de CVs pesquisável, tornando mais fácil a procura de candidatos.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*