linkedin google plus facebook twitter
Home / Recrutamento / Recrutamento sazonal: como atrair candidatos

Recrutamento sazonal: como atrair candidatos

Recrutamento sazonal como atrair candidatos

O verão está a aproximar-se e a sua empresa tem necessidade de se reforçar com novos colaboradores? Comece a destacar-se da concorrência focando-se na mentalidade dos profissionais, sobretudo dos Millenials.

Por vezes, algumas pequenas alterações no processo de recrutamento podem tornar a sua empresa muito mais apelativa para os profissionais sazonais – e assim facilitar o seu recrutamento de verão.

Actualmente, contratar jovens para a época alta pode ser mais complicado que há umas décadas atrás uma vez que estão empenhados noutros tipo de actividades – tal como voluntariado, programas de verão, ligas desportivas ou até estágios não remunerados – tarefas que possam ajudar a melhorar o currículo.

Para o ajudar a competir com as restantes organizações e angariar trabalhadores sazonais, siga estas cinco estratégias, sugeridas pelo Monster (e saiba também como podemos ajudar na divulgação):

1. Pesquise os salários da concorrência

Nesta altura do ano há empresas que pagam mais de forma a atrair mais e melhores candidatos. Por isso, é importante que pesquise quanto as outras organizações estão a oferecer e criar uma estratégia com base nessa informação.

Não se trata apenas do salário que oferece, existem outras formas compensatórias que podem atrair os candidatos, tal como subsídios, prémios de produtividades e outros bens.

2. Transforme a função em algo divertido

Para as empresas que não podem oferecer salários mais elevados, uma opção é focarem-se naquilo que os profissionais mais jovens procuram nos empregos de verão: animação, flexibilidade e aquisição de novas competências.

Procure formas de incorporar “jogos” e “competição”. Pode, por exemplo, oferecer 1 ponto por serviço prestado e no fim deixar os funcionários substituírem os pontos por um prémio.

3. Ofereça horários flexíveis

Uma das regalias mais procuradas em trabalhos sazonais é a possibilidade de ter horários flexíveis. Com esta opção, terá mais facilidade em encontrar candidatos.

A vantagem desta regalia é que assim os profissionais podem conciliar o trabalho com outras actividades lúdicas e/ou pessoais.

4. Diga aos candidatos o que os espera

Os jovens profissionais procuram trabalhos significativos e que os possam ajudar a desenvolver novas competências que possam transferir para trabalhos permanentes. Certifique-se que deixa bem definidas as competências que irão adquirir na empresa – capacidade de comunicação, trabalho em equipa, atitude positiva, etc.

Faça também a referências mais técnicas tal como uso de softwares, desenvolvimento de projectos e aplicação prática dos mesmos.

5. Diferencie-se da concorrência

Reflita sobre aquilo que torna a sua organização diferente da concorrência e defina o seu employment branding. Encontre estratégias para utilizar esses pontos diferenciadores para recrutar profissionais sazonais. É importante que ofereça algo que as outras empresas não têm.

Pense nos valores da sua organização e encontre formas de também acrescentar valor aos candidatos.

 

About Alerta Emprego

O Alerta Emprego é um portal de emprego que ajuda empresas e recrutadores a encontrar os melhores candidatos e a gerir processos de recrutamento. Além de promover anúncios de emprego, o Alerta Emprego funciona como uma base de dados de CVs pesquisável, tornando mais fácil a procura de candidatos.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*