linkedin google plus facebook twitter
Home / Notícias / Recusou usar saltos altos e foi suspensa do trabalho

Recusou usar saltos altos e foi suspensa do trabalho

Recusou usar saltos altos e foi suspensa do trabalho

Nicola Thorp, de 27 anos, uma recepcionista que trabalha em Londres, foi suspensa do seu emprego após ter recusado utilizar sapatos altos.

A profissional foi contratada em regime temporário e os responsáveis pela empresa disseram-lhe que era obrigatório o uso de sapatos com um salto alto de 5 a 10 centímetros de altura. Nicole recusou o pedido e afirmou, reclamando, que os funcionários masculinos não tinham obrigações do mesmo género, tendo sido suspensa e regressado a casa sem qualquer pagamento.

A recepcionista acrescentou também que teria a exigência em consideração caso caso conseguissem justificar de que forma a utilização de sapatos raros prejudicaria as suas funções. No entanto não obteve resposta da empresa.

Trabalhar de Saltos Altos

A função de Nicola seria levar clientes para salas de reuniões, em turnos de 9 horas, ao que a profissional explicou que não o conseguiria fazer de saltos altos. Estando exposta a esta situação, perguntou se também era esperado que algum homem fizesse o mesmo trabalho nas mesmas condições. A única resposta obtida foram risadas.

Posto isto, Thorp aconselha a empresa a reflectir sobre a sociedade actual uma vez que, hoje em dia, “as mulheres já podem ser elegantes e formais sem utilizar saltos altos e todas estas exigências são sexistas”.

Incidente e Petição

Este incidente ocorreu em Dezembro de 2015 e a recepcionista partilhou a situação com os seus amigos e, posteriormente, nas Redes Sociais. Ao fazê-lo, apercebeu-se de que não era a única mulher a passar por este tipo de situações.

Após reflectir sobre o assunto, Nicola decidiu durante esta semana dar início a um abaixo-assinado onde pede mudanças na Lei Britânica que dá direito ao despedimento de funcionários que não acatem códigos de vestuário “razoáveis”.18

Thorp necessita de 100 mil assinaturas para que esta questão seja discutida no Parlamento.

About Alerta Emprego

O Alerta Emprego é um portal de emprego que ajuda empresas e recrutadores a encontrar os melhores candidatos e a gerir processos de recrutamento. Além de promover anúncios de emprego, o Alerta Emprego funciona como uma base de dados de CVs pesquisável, tornando mais fácil a procura de candidatos.

One comment

  1. The post has really peaks my interest. Iwill bookmark your
    site and keep checking for new tips.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*