Regras de etiqueta da Entrevista de Emprego

Saber como se comportar de forma adequada é uma parte importante para obter sucesso na Entrevista de Emprego. Saber como se vestir, o que levar e como comunicar pode fazer uma grande diferença na avaliação final do recrutador.

Veja de seguida algumas regras de etiqueta para antes, durante e depois da entrevista de emprego e certifique-se de que tudo corre bem e que causa a melhor impressão possível junto do entrevistador.

O que vestir?

Quando se está a vestir para uma entrevista de emprego, a imagem que transmite é muito importante – é a primeira impressão que transmite ao recrutador.

Independentemente do tipo de emprego que está à procura, o seu objectivo deve ser sempre criar uma excelente primeira impressão. Caso seja para um cargo importante, vista algo mais profissional, como se fosse a uma reunião de negócios. Caso se esteja a candidatar para uma função mais casual, como uma loja ou um restaurante, continua a ser importante que esteja bem arranjado, mas pode ir num estilo mais descontraído.

Quando chegar?

É importante chegar alguns minutos antes, ou pelo menos ser pontual. Veja com antecedência onde se localiza a empresa, quando tempo irá demorar em viagem (seja de carro ou transportes) e como lá chegar. Lembre-se de deixar algum tempo extra, para algum inconveniente que possa surgir.

Chegar com antecedência também lhe permite acalmar-se, respirar fundo e preparar-se melhor para a entrevista.

O que levar?

É importante que esteja bem preparado. Traga cópias extra do seu currículo, assim como uma lista de referências para entregar ao recrutador. Tenha também em mente uma lista de perguntas para fazer, durante a entrevista de emprego.

Caso se aplique, traga também o seu portefólio profissional, para mostrar exemplos.

O que não levar?

Não vá para entrevista com uma chávena de café, uma garrafa de sumo ou outra coisa qualquer para comer ou beber. Não esteja a mastigar pastilhas.O seu telemóvel deve ser desligado e estar escondido – evite interromper a entrevista.

Como cumprimentar o entrevistador?

Quando chegar ao local, apresente-se ao recepcionista, diga quem é e com quem tem hora marcada. Depois cumprimente o entrevistador com um aperto de mão firme e apresente-se. Esteja preparado para uma breve conversa, mas evite falar demasiado. Deixe o recrutador guiar a conversa.

Como responder às questões?

Quando estiver a responder às perguntas do entrevistador, oiça com atenção e tire algum tempo para pensar e construir aquilo que vai dizer. Se não tiver certeza sobre qual foi a questão, não há problema em pedir ao recrutador para repetir.

Seja breve e não se enrole nas respostas. Mantenha-se focado e destaque as competências principais que possui e que são relevantes para a função.

Como terminar?

Com o aproximar do fim da entrevista, deixe o recrutador saber aquilo que pensa sobre a função e que considera enquadrar-se bastante bem naquilo que é pedido. Demonstre o seu interesse.

É apropriado perguntar quais os próximos passos no processo e quando é expectável obter uma resposta. Por fim, agradeça ao entrevistador pelo tempo que lhe concedeu.

O que fazer depois?

Depois da entrevista de emprego, envie uma nota de agradecimento ao recrutador. Tire algum tempo para agradecer, não só demonstra que apreciou a entrevista, como também lhe dá a oportunidade para reiterar o seu interesse na função.

 

Fonte: The Balance