linkedin google plus facebook twitter
Home / Candidaturas / Precisa resoluções de ano novo? 10 ideias para uma carreira mais forte

Precisa resoluções de ano novo? 10 ideias para uma carreira mais forte

Por norma, quando se aproxima o fim do ano, imediatamente começamos a preparar o próximo e a pensar no que realmente queremos, principalmente na questão profissional. Por isso, veja aqui 10 ideias para as resoluções de ano novo para conseguir ter uma carreira mais forte.

1. Manter o contacto

Tal como tem o hábito de enviar mensagens de boas férias para a sua rede de contactos, também no início do ano pode perguntar como foi a época festiva. Pode estabelecer novos contactos ao longo do ano, e na sua hora de almoço encontrar-se com outras pessoas e sair da sua secretária. Ou então, volte a conectar-se com aquela pessoa que não vê no seu dia-a-dia. Pense que se fizer isso uma vez por semana, são 52 oportunidades de manter contactos.

2. Gerir a presença profissional online

Provavelmente já tem as suas redes sociais preferidas, para manter o contacto. Mas relativamente a questões profissionais, pode ampliar a rede com um maior alcance de forma a permanecer em contacto. Pode publicar artigos da sua área profissional, ou experiência funcional. Pode ainda, atualizar os seus perfis inclusivamente a sua imagem, pois é importante que seja atual e não de há cinco anos atrás.

3. Estar concentrado

Um dos obstáculos mais comuns é a fadiga. A maioria das pessoas trabalha de uma forma agitada e com um dia complicado, sente-se mais esgotado para assumir o quer que seja. Por isso, se quer algo mais como por exemplo, a procura do emprego ideal, promoção no trabalho ou uma transição para uma nova carreira profissional é fundamental que se concentre.

4. Manter a energia

Muitas vezes a falta de foco provém da falta de energia. Muitos empregos são mais exigentes a nível físico, mental e emocional. O que significa, que não deve só manter o foco ao nível profissional, como também deve preservar as suas energias. Exercício físico, meditação, sono suficiente e uma boa alimentação são alguns aspetos que lhe dão o impulso extrair essa energia.

5. Ter manhãs de sabedoria

Tenha bons hábitos de energia. Se tem a sensação que os dias passam a correr, antes de obter coisas importantes crie uma rotina matinal. Tire uma hora, e faça 20 minutos de cada exercício, meditação ou leitura.

Outra das opções é tirar 10 minutos e adicione outros hábitos, como, volte a conectar-se com a sua rede de contactos. Ou ainda, dedique-se a só a tarefa mais importante para si.

Independentemente do que decidir, se conseguir ter um resultado positivo da sua manhã, mesmo que o restante do dia passe a correr, vai ficar com a sensação que conseguiu algo.

6. Fazer “alongamentos”

À sua rotina matinal junte uns alongamentos, no sentido da palavra. Mas em questões profissionais, um alongamento significa que pode fazer outras coisas que saiam fora do seu dia-a-dia e/ou zona de conforto. Por exemplo, pode assumir atividades multifuncionais, como gerir um grupo de pessoas, ou até mesmo liderar um projeto. E pode fazer estes “alongamentos” fora do seu atual emprego.

7. Crescer

Ao querer assumir outras atividades que saem fora da sua rotina, vai ficar com a sensação que está a ser desafiado e permite-lhe que cresça a nível profissional. Por isso, pode crescer ao atualizar as suas competências e conhecimentos. Veja o que a sua empresa oferece, não deixe de procurar outras oportunidades de desenvolvimento profissional através da sua rede contactos.

8. Pedir o que quer

Caso a sua empresa não lhe ofereça as oportunidades que deseja, então peça o que realmente deseja. Ao aprender a pedir o quer para si, está a desenvolver uma competência de carreira. Assim encontrará oportunidades, é uma boa forma de começar a praticar. Peça formações, peça para participar em conferências ou para lhe associarem a uma determinada área. Solicite feedbacks para que se possa identificar com áreas que queira desenvolver.

9. “Vender-se” enquanto profissional

Certamente que quer crescer e desenvolver as suas capacidades para manter o seu valor profissional. Mesmo que não esteja à procura de um novo emprego, deseje ser sempre comerciável.

Uma mudança num negócio ou uma nova gestão pode mudar a vida profissional. Além de que manter as suas competências e experiência atualizadas, poderá ficar mais vendável se se manter em contacto com a sua rede.

A sua própria comercialização significa também que atualizou as suas ferramentas, currículo e carta de apresentação. Mantenha a sua presença online devidamente atualizada, sempre com uma introdução sobre si e o seu valor.

10. Manter as opções abertas

Não precisa de procurar emprego ativamente, mas tenha todas as opções abertas. Retome as chamadas com os recrutadores. Amplie a sua rede de contactos e convide novas pessoas a fazer parte dela. Não descarte a hipótese de trabalhar numa empresa que esteja fora dos seus conhecimentos normais. Enquanto não aprofundar essa hipótese acaba por interagir com as mesmas pessoas, a trabalhar nas mesmas tarefas e manter a mesma rotina. Mantenha as suas opções abertas com uma mente também aberta.

 

Pode saber fazer algumas coisas, mas não sabe tudo. Por isso concentre-se nos seus atuais hábitos e se pretende obter outros novos. Se forem todos do seu interesse, pense num de cada vez. Faça um compromisso consigo mesmo por 30 dias e num hábito e de seguida outro, depois pode alternar caso queira variedade. Pense nestas resoluções e mude a sua vida em 2018.

 

Fonte: Forbes

About Alerta Emprego

O Alerta Emprego é um portal de emprego que ajuda empresas e recrutadores a encontrar os melhores candidatos e a gerir processos de recrutamento. Além de promover anúncios de emprego, o Alerta Emprego funciona como uma base de dados de CVs pesquisável, tornando mais fácil a procura de candidatos.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*