Sectores a recrutar e salários mais altos em 2016_egoi

A Korn Ferry/Hay Group realizou o estudo “Work Force + Pay 2016” relativo ao aumento dos salários e aos principais sectores a recrutar em 2016, em Portugal e no Mundo!

O estudo concluiu que 73% das empresas portuguesas deverão recrutar em 2016 mas a maioria deverá contratar menos de dez pessoas. Outra conclusão do estudo é que os salários em Portugal vão crescer menos que a média europeia e mundial – aumento médio de salário previsto de 2,5% (valor mais alto dos últimos três anos).

As regiões com maior aumento salarial serão a América Latina e a China. Na Europa o aumento salarial será o mais baixo de todo o mundo.

Crescimento dos salários em Portugal

No nosso país está previsto, em 2016, um aumento salarial médio de 1,33%. Este valor é inferior ao aumento registado em 2015, que foi de 1,5%. Na América Latina espera-se um aumento médio de 11,4% e 6,5% no continente Asiático.

Funções com maior aumento salarial

O maior aumento salarial previsto é de 1,4% e será atribuído aos directores de segunda linha, quadros superiores, gestores intermédios, técnicos qualificados, administrativos e operativos.

Os mais beneficiados em 2015 (directores de primeira linha) terão um aumento previsto de apenas 1,1%.

Sectores com salários mais elevados

Em primeiro lugar dos sectores mais bem pagos em Portugal está o sector da energia. Regista uma remuneração média 21% superior ao salário médio no nosso país. De seguida encontra-se a indústria automóvel com um salário médio 16% acima. Em terceiro lugar, encontram-se os bens de consumo com um salário médio 7% mais elevado.

Sectores que pagam menos

Com uma remuneração média 15% inferior ao rendimento médio no mercado de trabalho português, os sectores da distribuição e retalho são os que pagam pior. Em segundo lugar encontra-se o sector industrial com um salário médio 8% mais baixo e de seguida o sector financeiro, que regista uma remuneração média 2% inferior.

Remuneração de licenciados

Um licenciado ganha em média 13.225 euros por ano. Nos últimos três anos registou-se um crescimento de 5% no salário bruto, para quem terminou o ensino superior.

Remuneração de um mestre

Quem tem o grau de mestre ganha em média mais dois mil euros que um licenciado. Contudo, no que diz respeito à evolução de salários, os mestres tiveram uma redução de 5% nos últimos três anos.

Quantidade de empresas a recrutar

Em Portugal, 73% das empresas esperam recrutar em 2016. Embora 60% dos inquiridos prevêem recrutar no máximo 9 pessoas, cerca de 28% dos gestores estimam recrutar mais de 25 colaboradores.

De acordo com Miguel Albuquerque, Head of Productizes Services no Hay Group, “com o crescimento das exportações e da procura, as empresas procuram reforçar os seus quadros com colaboradores que assegurem as áreas produtivas”.

Áreas com mais recrutamentos

As áreas onde se prevêem mais contratações são produção e vendas. Em segundo lugar encontram-se as áreas de engenharia e sectores administrativos e de suporte, marketing, IT e telecomunicações.

A menor percentagem de contratações devem-se verificar nas áreas de recursos humanos e financeira.

Remunerações variáveis

De acordo com o estudo realizado, cerca de 94% das empresas deverão apostar em políticas de remuneração variável. O benefício mais comum será o seguro de saúdo, com o subsídio de alimentação em segundo lugar (78%) e o automóvel em terceiro (74%).

As empresas inquiridas, apenas 45% admitem atribuir dias de férias extra.