O segredo para deslumbrar os recrutadores

Convencer alguém de que é o candidato perfeito para a função pode ser difícil e até enervante. Ao tentarmos transmitir que somos qualificados, por vezes tropeçamos nas nossas próprias respostas, ficamos repetitivos ou simplesmente temos uma branca e ficamos em silêncio.

Ao tentarmos impressionar, facilmente nos esquecemos daquilo que realmente faz a diferença: confiança!

Quanto mais positivos nos sentirmos sobre nós próprios e sobre as nossas capacidades, maior a probabilidade de causar uma boa impressão nos recrutadores. A nossa confiança começa quando entendemos aquilo que queremos atingir na nossa carreira e mantemos uma mente aberta em relação ao futuro.

Conheça-se a si próprio

Para saber aquilo que quer atingir ou onde quer chegar, primeiro é importante que se conheça bem e que saiba aquilo que prefere e que o faz feliz. Por exemplo, prefere trabalhar em espaços abertos ou fechados? Trabalha melhor com supervisores mais liberais ou mais envolvidos nos projectos? Prefere trabalhar sozinho ou acompanhado? Precisa de horários flexíveis?

Aplique este conhecimento

Como é que responder às perguntas anteriores o podem ajudar a impressionar os recrutadores? Primeiro, estar sintonizado com aquilo que quer exactamente irá ajudar a limitar quais as funções mais adequadas para si e assim terá a certeza de quais os trabalhos ideias para os seus objectivos profissionais e para o seu estilo de trabalho.

De seguida, ficará mais fácil para si responder a questões de entrevistas e fará melhores perguntas aos recrutadores.

Mantenha uma mente aberta

Finalmente, à medida que vai fazendo uma avaliação pessoal e identifica oportunidades de carreira, não se esqueça de manter uma mente aberta sobre outros empregos que possam ir surgindo. Frequentemente, as pessoas estão focadas em obter determinado salário ao invés de procurar aquilo por que realmente sentem paixão.

Ir a uma entrevista para um emprego que realmente gosta fará uma enorme diferença na sua confiança independentemente das restantes expectativas que possa ter.

Claro que, maioritariamente, os recrutadores procuram por talento e determinadas competências, mas também se interessam por encontrar pessoas cuja confiança se destaque das restantes.

 

Fonte: The Undercover Recruiter