segunda entrevista

Viu as nossas 9 dicas para garantir a segunda entrevista de emprego e teve sucesso?

De facto, dependendo da área de trabalho requerida, entre 20% e 50% dos primeiros entrevistados são chamados para uma segunda entrevista.

Saiba, de seguida, mais detalhes sobre esta etapa da selecção dos candidatos a uma vaga de emprego, segundo este artigo da University of Kent.

  1. Porquê uma segunda entrevista?

  • Para obter uma “segunda opinião” sobre os candidatos.
  • Para permitir que os candidatos sejam avaliados por outra pessoa, na maior parte das vezes. Pode ser o dono da empresa ou alguém com quem o candidato vai trabalhar directamente.
  • Para avaliar os candidatos com métodos mais precisos e completos do que na tradicional entrevista “one-to-one”.
  • Para dar aos candidatos a oportunidade de verem o local onde vão trabalhar.
  1. Quem são os recrutadores que fazem uma segunda entrevista?

Principalmente as médias empresas e grandes multinacionais. Normalmente, as empresas mais pequenas realizam apenas uma entrevista antes de decidirem a escolha do candidato, embora também possa acontecer a segunda entrevista, mais raramente.

  1. O que acontece numa segunda entrevista?

  • A segunda entrevista vai ser semelhante à primeira entrevista em alguns aspectos: uma conversa com um ou dois entrevistadores, ou com vários. É provável que seja diferente da primeira das seguintes formas:
  • A entrevista será mais estreitamente relacionada com o trabalho que irá fazer: o entrevistador pode ser um chefe do seu departamento.
  • As segundas entrevistas para trabalhos de natureza técnica podem entrar em questões técnicas com maior profundidade para captar os seus reais conhecimentos.
  • Pode vir a ser entrevistado por membros mais antigos da equipa.
  • O seu primeiro entrevistador terá tirado notas dessa entrevista que precisam ser esclarecidas, como fraquezas aparentes ou falta de conhecimento / motivação. Pense nos momentos da sua primeira entrevista onde sente que poderia ter dado mais e respondido de outra forma. Muito provavelmente são esses os pontos que vão ser debatidos novamente na segunda entrevista.
  • Com algumas empresas, a segunda etapa do processo de selecção será composta apenas por mais uma segunda entrevista.
  • Talvez faça um passeio pelas instalações e tenha a oportunidade de conhecer membros mais recentes da equipa.

Mas a maioria dos recrutadores vai utilizar um “centro de avaliação”, ou “assessment centre”.

  1. Qual é a diferença entre uma segunda entrevista e um centro de avaliação?

Uma entrevista é apenas uma parte de um centro de avaliação. Este também envolve testes psicotécnicos, exercícios práticos, discussões em grupo, tarefas de grupo e apresentações individuais.

Já agora, saiba também como ser o candidato escolhido em dinâmicas de grupo, pois pode ter que passar por esse processo.