linkedin google plus facebook twitter
Home / Recrutamento / Seleccionar um candidato: sinais vermelhos a ter em conta

Seleccionar um candidato: sinais vermelhos a ter em conta

candidatos red flags

Existem, nos CVs e nas entrevistas de emprego, algumas pistas que permitem identificar os maus candidatos – ao longo deste artigo vamos destacar algumas.

 

Pistas que permitem perceber se o currículo está a dissimular alguma informação:

O candidato omitiu informação

Desconfie sempre se o CV não incluir as datas de cada emprego ou formação. O candidato pode estar a esconder algo, como o facto de não preencher os requisitos.

Não é claro se tem experiência/competências

Se a candidatura utiliza as expressões “familiarizado com”, “conhecimentos de” ou “assisti na realização do projecto X“, provavelmente o candidato não tem experiência suficiente. Em caso de dúvida, pode colocar-lhe um desafio para compreender o seu nível de competências.

O candidato diz que frequentou o curso

Porque é que o candidato utilizou essa expressão? É possível que esteja a mascarar o facto de não ter concluído a sua licenciatura ou mestrado. Aproveite a entrevista por telefone para saber mais sobre as qualificações do candidato.

O candidato “saltou” de emprego em emprego

Ter vários empregos de curta duração pode ser um indicador de que o candidato “foge” de uma empresa sempre que encontra uma dificuldade ou recebe uma nova oferta de trabalho. No entanto, em algumas áreas profissionais mudar frequentemente de emprego é comum – adapte o seu processo de recrutamento a cada função.

Esteve largos períodos sem trabalhar

Por norma, é difícil esconder desemprego de longa duração. O que deve tentar perceber é o motivo pelo qual o candidato não encontrou nenhuma oportunidade: esteve activamente à procura ou preferiu descansar e receber o subsídio de desemprego? Também pode ter estado sem trabalhar por motivos pessoais (doença ou filhos). Assim, antes de tomar uma decisão precipitada e descartar o CV, telefone para o candidato e peça-lhe para explicar o porquê de um período longo de desemprego. A resposta pode surpreendê-lo.

As referências fornecidas e constantes no LinkedIn não são as melhores

Se as referências são importantes para si, confirme se a pessoa que está a atestar as competências do candidato supervisionou o seu trabalho. Por exemplo, colegas de faculdade e de profissão podem só falar dos pontos fortes e “esconder” os pontos fracos do candidato.

O candidato escreveu o CV e/ou Carta de apresentação com erros

Ao enviar a candidatura com erros ortográficos, o candidato está a mostrar que é descuidado e que, possivelmente, vai também escrever de forma incorrecta no decorrer das suas funções. Por outro lado, o(s) erro(s) pode(m) ter sido um simples descuido. Pense também nas competências do candidato para saber se passa à próxima fase.

Para obter Candidaturas Focadas: Faça Questões Abertas no Anúncio

 

Se o candidato passou à fase das entrevistas, existem também alguns sinais a ter em conta:

O candidato chegou tarde à entrevista de emprego

É verdade que os imprevistos podem acontecer, mas um profissional que não planeia tendo em conta eventuais atrasos não inspira confiança. Se chegou atrasado à entrevista, também facilmente chegará fora de horas a uma reunião com clientes.

Desrespeitou/ foi rude para o pessoal da recepção

Durante a entrevista o candidato poderá “utilizar uma máscara” e parecer profissional e simpático. No entanto, enquanto espera na recepção e após sair do seu gabinete pode revelar-se muito diferente.

Não vestiu roupa adequada à ocasião

Não é obrigatório vestir fato em todas as entrevistas de emprego – pelo contrário. É importante perceber se o candidato pesquisou a cultura empresarial e se está a par da tendência na sua área profissional. Por exemplo, um candidato que vista fato para uma entrevista numa startup não demonstra capacidade de análise e adaptação.

Não demonstrou confiança no aperto de mão

Um bom cumprimento implica que o profissional estabeleça contacto visual e dê um aperto de mão confiante.

Não estava preparado para a entrevista

Um candidato que não leva consigo cópias do CV, caneta, papel e informação sobre a actividade da empresa levanta algumas dúvidas. Não se deu ao trabalho de fazer pesquisa? Não teve interesse suficiente para querer saber mais sobre a empresa? Não teve tempo de preparar uma pasta com documentos importantes?

O candidato falou negativamente sobre a empresa onde trabalhava

Se fala negativamente sobre as chefias anteriores também poderá vir a fazê-lo sobre a sua empresa.

Quis logo saber qual seria o valor da remuneração

Ao perguntar qual a remuneração, o candidato está a demonstrar que o seu principal foco é o dinheiro.Se se preocupa mais com o aspecto financeiro do que com a as suas funções/valores da empresa não vai ser uma boa adição à equipa.

Usou linguagem inapropriada

Se utilizou calão na entrevista de emprego, o que fará no dia-a-dia na empresa? E em reuniões com clientes?

Deu respostas demasiado vagas

Das duas uma: ou está a esconder algo ou não consegue articular os seus pensamentos. De qualquer forma, provavelmente não é uma boa opção para preencher a vaga.

Olhou para o telemóvel ou relógio várias vezes durante a entrevista de emprego

O candidato tem pressa para sair da entrevista, o que pode significar que não está interessado na proposta e funções a desempenhar.

Não fez nenhuma pergunta

No final de cada entrevista deve permitir ao candidato fazer perguntas (se ainda não as tiver feito). Se este responder que não tem dúvidas é provável que não se tenha preparado ou não tenha interesse na oferta.

 

Tenha atenção aos “sinais vermelhos”, tanto nos CVs e cartas de apresentação como nas entrevistas de emprego.

Veja também os 10 erros comuns na triagem de candidatos.

About Alerta Emprego

O Alerta Emprego é um portal de emprego que ajuda empresas e recrutadores a encontrar os melhores candidatos e a gerir processos de recrutamento. Além de promover anúncios de emprego, o Alerta Emprego funciona como uma base de dados de CVs pesquisável, tornando mais fácil a procura de candidatos.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*