taxa de desemprego

 

A taxa de desemprego em Portugal baixou para os 15,6% no terceiro trimestre de 2013.

Esta informação foi divulgada pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) hoje (07/11/2013) e vem contrariar as estimativas dos analistas.

É o segundo trimestre consecutivo no qual se regista uma redução da taxa de desemprego, sendo que há quatro anos que não se verificava o decréscimo em dois trimestres seguidos.

Segundo os dados do INE, a diminuição ocorreu, sobretudo, nos desempregados do sexo masculino com idades compreendidas entre os 15 e os 35 anos. A maioria dos desempregados procurava o primeiro emprego ou estava há menos de 12 meses sem emprego.

A Madeira e o Algarve, conhecidos pelo Turismo Balnear, revelaram a maior descida da taxa.

A taxa de desemprego dos homens (15,3%) ficou abaixo da das mulheres (15,9%), sendo ambas menores em relação ao trimestre anterior. Ocorreu, no entanto, uma subida em relação ao período homólogo, no caso das mulheres.

Também o desemprego jovem revelou uma descida para 36% (contra 37,1% no trimestre anterior) e 39% no mesmo período de 2012.

No desemprego de longa duração, verificou-se um aumento de 1,2 pontos percentuais em relação ao período homólogo.

Apesar das boas notícias, e segundo a proposta de Orçamento do Estado para 2014,  as previsões do Governo apontam para que a taxa de desemprego atinja os 17,7% no próximo ano (mais 0,3 pontos percentuais que em 2013).