Candidaturas 3 técnicas para cativar o recrutador

Actualmente procurar um novo emprego pode-se tornar complicado tendo em conta o número elevado de candidatos para cada vaga. Existe muita concorrência para o número de ofertas.

Assim, o objectivo de cada candidato é sobressair e destacar-se dos restantes candidatos.

Com a ajuda do Careerealism  apresentamos-lhe três técnicas que o irão ajudar a impressionar o entrevistador.

O verdadeiro problema

Na procura de uma nova oportunidade profissional, a principal dificuldade não está no seu currículo, na sua experiência ou na forma como apresenta a sua candidatura.

O problema é que a maioria dos candidatos combate para ver quem “chega primeiro” ao anúncio de emprego. Com a ansiedade de se candidatarem, muitos profissionais enviam dezenas de currículos genéricos para todos os anúncios que encontram.

Contudo, não é o mais apropriado a fazer quando o objectivo é cativar uma empresa.

A solução

A maneira mais fácil de sobressair dos restantes candidatos é adaptando a sua candidatura a cada vaga, dirigindo à empresa específica que está a recrutar.

Deste modo, mostra que se preocupa com a forma como se apresenta e que tem mesmo interesse em trabalhar na empresa que está a recrutar.

Técnicas para cativar o recrutador

Depois de identificar as empresas onde gostaria mesmo de trabalhar, tire algum tempo para se dedicar à sua candidatura e utilize uma das seguintes técnicas:

1. Faça um pequeno vídeo

Fazer um vídeo criativo e profissional pode impressionar os recrutadores. Tente despertar a curiosidade sobre si enquanto candidato e explique porque pode ser um membro valioso na empresa.

Se deseja mesmo trabalhar numa determinada empresa, gravar o vídeo pode compensar o esforço. Faça-o simples, de forma criativa e mostre aquilo que vale.

2. Crie uma página web

Hoje em dia, para construir uma página na Internet já não precisa de ter muitos conhecimentos técnicos.

Qualquer que seja o emprego que se está a candidatar, competências tecnológicas são sempre valorizadas. Aproveite para exibir as suas habilitações, competências e conhecimento e mostrar um pouco da sua personalidade.

Deste modo, apresentar-se-á de forma diferente e poderá ser o que o diferencia dos restantes candidatos.

3. Crie um CV online

Criar um CV online é fácil e pouco dispendioso. Muitas das empresas que estão a recrutar pesquisam pelo candidato nos motores de busca e nas redes sociais.

Tenha uma boa presença online criando e partilhando o seu currículo. Além disso, volta a mostrar que tem competências técnicas e que sabe utilizar ferramentas informáticas.