O Job Summit está de regresso com uma 5ª Edição e de forma a ajudá-lo a navegar no evento com sucesso, criámos um Tour.
Devemos reforçar que as informações e imagens presentes neste artigo e no vídeo do Tour apenas estarão disponíveis nos dias do evento, 14 e 15 de outubro. Este artigo tem o propósito de o ajudar a navegar e a preparar-se para feira virtual sem perder tempo a tentar compreender a plataforma.
Este artigo irá guiá-lo a conhecer todos os cantos da nossa Feira Virtual de Emprego: desde a interação com as empresas, o envio da sua candidatura e muito mais.
Com data marcada para os dias 14 e 15 de outubro de 2020, o evento volta a reunir empresas e candidatos num espaço virtual. No Job Summit terá a oportunidade de conhecer melhor as empresas e não só os seus projetos como também as suas ofertas.
Portanto, utilize este Tour da 5ª Edição do Job Summit para aproveitar todas as vantagens ao seu dispor e alcançar uma participação de sucesso.
1. Entrada no evento/lobby
Nos dias do evento, quando faz o login e entra na Feira Virtual de Emprego, será apresentada uma página inicial onde tem acesso direto ao menu, à lista de empresas participantes – através do ícone rosa com a seta -, ao seu perfil, às salas de chat, e a possibilidade de alterar o idioma do evento (português e inglês).
Ao clicar no botão Menu terá acesso a todas as secções do evento: entrada, balcão de informações, pisos, todas as empresas, ofertas de emprego, apresentações e horários de chat.
Ainda na entrada do evento, pode clicar no ícone com a seta – base inferior do seu ecrã – de forma a ter acesso aos Pisos onde se encontram as empresas
Além disso, também tem acesso ao piso que inclui “Todas as Empresas”. Ao clicar em qualquer um dos pisos pode aceder à lista de empresas que o constituem – mas iremos analisar em detalhe mais à frente.
2. Balcão de informações
A equipa de apoio do Job Summit estará online durante todo o evento, no Balcão de Informações, para esclarecer qualquer questão que tenha ou caso precise de ajuda durante o evento.
Quando clicar na seta azul, na secção de baixo será apresentado a “Descrição da Empresa”, as “Ofertas de Emprego” e para esclarecer as suas dúvidas, basta clicar no botão “Iniciar Chat”.
3. Empresas participantes
A partir de qualquer página poderá clicar no menu e aceder através de um dos pisos ou clicando no botão “Todas as Empresas”.
A partir daí poderá consultar a lista completa e também filtrar e pesquisar as organizações por keywords, estado da empresa (online ou offline) e por quantidade de ofertas de emprego:
Também pode visualizar a quantidade de ofertas que cada empresa tem ativa. No entanto, ao clicar no nome da empresa será direccionado para o Stand da mesma:
Após aceder ao stand e clicar na seta azul terá acesso a todas as informações disponibilizadas pelas empresas – descrição da empresa, ofertas de emprego, horários de chat, vídeos e imagens.
Mas se pretende voltar à lista de empresas, basta clicar no botão que está no canto superior esquerdo ‘Voltar à Lista de Empresas’.
No stand também poderá iniciar o chat com a empresa, que lhe permite enviar mensagens:
4. Ofertas de Emprego
Através do stand das empresas também tens acesso às ofertas disponíveis:
Outra forma será novamente através do menu e clicando em “Ofertas de emprego”.
Também aqui conseguirá pesquisar e filtrar as ofertas de emprego por keyword, empresa, funções e regiões.
Para consultar uma oferta de emprego clique em “ver mais”:
Ficou interessado na oferta? Então, poderá candidatar-se apenas com um clique e a sua candidatura será enviada para a empresa.
5. Chats Públicos e Privados
Para interagir diretamente com os recrutadores, podes utilizar:
- Chats Públicos – uma conversa mais generalizada e em simultâneo com os outros candidatos;
- Chats Privados – para um recrutador específico numa conversa mais pessoal;
Nota: é essencial reforçar que deve salvar as suas conversas com as empresas antes de fechar o chat, uma vez que se o fizer em salvar, perderá todo o conteúdo que debateu com os recrutadores. Já lhe mostramos como o fazer mais à frente!
Os horários em que as empresas estarão online poderão ser consultados nos stands das mesmas e, na lista geral de empresas, poderá verificar se a empresa está online – aparecendo um símbolo verde:
Portanto, para aceder aos chats poderá fazê-lo, como já vimos, através do stand das empresas em “Iniciar Chat”:
Ou então em qualquer outra página do evento, no canto inferior direito:
O símbolo do chat abre uma janela e deverá clicar nas empresas para verificar quais estão online nesse momento:
Assim que clicar na empresa com quem pretende falar, será aberta uma janela para escolher entre os chats privados e os chats públicos:
Ao selecionar uma das opções serás redireccionado para o chat em questão onde poderá esclarecer qualquer dúvida que tenha.
Iniciada uma conversa, os chats ficam abertos em “chats públicos” ou “chats privados”. E uma vez mais não se esqueça! Deve sempre salvar os chats antes de os fechar, se não vai perder toda a conversa que teve com os recrutadores.
Sempre que alguém lhe responder ou falar consigo irá visualizar um Ponto Vermelho na zona dos chats, mesmo com a tabela dos chats minimizada:
E caso esteja a utilizar a tabela dos chats, também será destacada a empresa que tentar iniciar ou continuar a conversa:
5.1. Exportar Chats
Reforçamos uma vez mais a importância em salvar as conversas com os recrutadores, principalmente se pretende voltar à conversa mais tarde. Sempre que fechar o chat, todo o conteúdo que debateu anteriormente com a empresa será perdido.
Dessa forma, mostramos-lhe como pode salvar a conversa no seu computador.
Quando iniciar uma conversa com um recrutador, e pretende guardar as informações trocadas nessa conversa, deve clicar no botão das reticências (…).
Ao clicar nesse botão terá acesso a um painel onde é possível salvar a conversa, através do botão Exportar chat. Além disso, também tem a possibilidade de traduzir a conversa do seu idioma para outro à sua escolha.
6. Editar perfil
A qualquer momento durante o evento pode editar o seu perfil e currículo.
Então, basta clicar no botão que está no canto superior direito: “Alterar Perfil”.
Para alterar algum dos seus dados pessoais deve clicar em “editar”. Para adicionar o seu currículo é necessário clicar em “Carregar documento” ou caso pretenda alterar o mesmo deve clicar em “Alterar documento”:
Aqui também pode consultar as ofertas às quais já se candidatou:
Dicas para o evento
Agora que está a par do Tour da 5ª Edição do Job Summit, está na altura de começar a preparar a sua participação, a fim de ser bem-sucedido no evento.
Ficou curioso sobre esta edição? Então, saiba como surgiu este evento e como o Job Summit pode ser a resposta que procurava para encontrar a sua oportunidade ideal!
A nossa Feira Virtual de Emprego já conta com 27 empresas confirmada! Conheça tudo sobre as mesmas e destaque aquelas que lhe são mais interessantes.
Se ainda está indeciso sobre a sua participação, apresentamos-lhe a opinião dos candidatos das edições anteriores do Job Summit!
De forma a saber o que deve fazer durante o evento, partilhamos uma lista de Do’s e Dont’s (uma lista sobre o que deve e não deve fazer ) para assegurar uma participação de sucesso.
Agarre esta oportunidade e encontre a sua oportunidade ideal ao participar no Job Summit! A inscrição é grátis!