linkedin google plus facebook twitter
Home / Carreiras / Trabalhar no Sector Imobiliário: Prós e Contras

Trabalhar no Sector Imobiliário: Prós e Contras

Imagina-se a trabalhar por conta própria com uma carreira flexível, onde faz os seus próprios horários e com um potencial de ganhar mais de 20.000€ por ano? Existem várias razões para optar por uma carreia no sector imobiliário, mas como em tantos outros existem prós e contras.

Por isso, fomos à descoberta do lado positivo e negativo de um sector ainda “mal visto” para quem procura emprego mas com um grande potencial de crescimento em Portugal.

Reunimos alguns prós e contras sobre tudo o que precisa de saber da carreira de um agente imobiliário.

Ver Ofertas

1. Carreira profissional rápida e árdua

Prós: Pode ser ou não licenciado, ter ou não experiência, e começar uma nova carreira profissional em apenas algumas semanas ou meses.

Contras: Antes do sucesso existe um investimento em tempo, dinheiro e alguns esforços da sua parte. No entanto, não há garantias. Ser agente imobiliário é difícil e exige muito esforço e trabalho.

2. Gerir os próprios horários

Prós: Se odeia trabalhar das 9 às 17, então este é o emprego certo para si. Como agente imobiliário, pode criar os seus próprios horários e geri-los.

Não tem que trabalhar mais horas, simplesmente tem de organizar a sua agenda consoante a disponibilidade dos seus clientes. Grande parte do dia de um agente imobiliário é dedicado a socializar, conhecer pessoas e construir relacionamentos.

Contras: Ter um horário flexível pode ser bom, mas essa flexibilidade tem que ir de encontro com os clientes, e trabalhar neste sector implica também trabalhar fora de horas incluindo fins-de-semana.

Se um cliente liga é preciso estar disponível, mesmo que isso implique despender de algum tempo com a sua família ou amigos, para atender às necessidades do cliente.

3. Ser o seu próprio chefe

Prós: Sendo agente imobiliário é um contratado independente que gere e controla o seu próprio negócio e também assume todas as suas decisões. Agora junte uma boa atitude, uma sólida ética de trabalho, e pode ver o crescimento do seu negócio imobiliário.

Contras: Ainda como agente imobiliário e sendo o contratado independente, acaba por aprender sozinho tudo sobre o mercado e o negócio.

Por assim dizer, fica responsável pela sua lista de liderança em que terá manter as necessidades dos clientes, relacionamento de rede, comercializar o negócio assim como gerir o escritório no dia-a-dia. Para se tornar num agente imobiliário de sucesso é preciso trabalhar muito e alguns novos agentes não tem presente essa noção.

No entanto, hoje em dia, a maioria das agências do nosso país oferece formação e acompanhamento ao longo dos primeiros meses de profissão.

4. Dinheiro

Prós: A melhor parte sobre este tema é que o seu salário não é limitado, ou seja não é renumerado por hora ou intervalo oferecido pela empresa. Como agente imobiliário o seu rendimento é proveniente do tempo que investe no negócio.

Faça crescer o seu negócio imobiliário, contrate uma assistente ou criei a sua própria agência. O potencial de crescimento é enorme.

Contras: No início da sua carreira como agente imobiliário pode levar algum tempo até receber o primeiro pagamento. Por norma quem inicia a sua carreira profissional neste sector, precisa sempre de um local para começar.

Obter as primeiras vendas pode demorar alguns meses. Mas tudo depende do mercado que actua e dos relacionamentos existentes entre si e os seus clientes.

5. Negócio Emocional

Prós: Não deixa de ser bastante emocional, o que também pode ser positivo para si. Precisa de manter a cabeça no lugar e ser focado nos seus clientes, assim o sucesso é garantido e será um verdadeiro especialista.

Contras: Nesta profissão terá que interagir com muitas personalidades diferentes, não só os clientes como também com outros agentes. Tem que ter a noção que muitas pessoas não sabem separar as emoções dos negócios e se não gosta desse tipo de confrontos e não consegue manter a cabeça no lugar, então esta não é a profissão ideal para si.

6. Mobilidade na carreira

Prós: Por vezes não é fácil subir na hierarquia organizacional, então como agente imobiliário seja o seu próprio chefe. Talvez não seja assim tão simples, mas possivelmente vai ficar impressionado com as suas capacidades, aumentar o volume do seu negócio e construir a sua própria marca.  

Contras: Está no topo da hierarquia organizacional? Boa, e agora? Se não está contente com a sua carreira de agente imobiliário, então poderá ter atingido o seu limite. As únicas oportunidades no desenvolvimento da sua carreira de emprego é você que as faz.

7. Ajuda nas grandes transações

Prós: Quando se é agente imobiliário, muitas vezes existem um sentimento de genuína satisfação dos seus clientes por ter ajudado a encontrar a casa perfeita ou na venda de imóveis a ótimos preço.

Um momento emocionante tanto para os compradores como para os vendedores, onde o agente imobiliário é visto como o especialista que gere este processo em que presta excelentes serviços ao cliente.

Contras: No entanto, as transações imobiliárias também são dos momentos mais preocupantes e stressantes para os clientes, e como tal é necessário estar confiante, até mesmo quando as coisas não correm como o desejado. Se um cliente não fica satisfeito com algum pormenor, depressa o boca-a-boca se espalha colocando em causa todo o seu profissionalismo e referências.

 

O sector imobiliário é um bom negócio e não deixa de ser um ótima escolha a nível profissional. Não pretendemos assustar ninguém com este artigo, mas é fundamental termos uma visão honesta sobre este sector e negócio tanto do lado positivo como negativo.

De facto pode ser uma carreira difícil caso a formação e a ética não coincidiam, mas também pode ser muito gratificante se tiver auto motivação, for trabalhador, honesto e ajudar os seus clientes.

 

Dê uma oportunidade a este sector em crescimento! Conheça dezenas de ofertas aqui e envie já a sua candidatura.

Ver Ofertas

Fontes: Inman; Brighthood

About Alerta Emprego

O Alerta Emprego é um portal de emprego que ajuda empresas e recrutadores a encontrar os melhores candidatos e a gerir processos de recrutamento. Além de promover anúncios de emprego, o Alerta Emprego funciona como uma base de dados de CVs pesquisável, tornando mais fácil a procura de candidatos.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*