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Como ser um líder e manter os funcionários motivados

Como ser um líder e manter os funcionários motivados

Enquanto empregador, deve investir em formas de manter os seus colaboradores motivados e empenhados em alcançar os objectivos da empresa. Enquanto que, organizar actividades para manter os colaboradores felizes e satisfeito é importante, conseguir mantê-los motivados pode não ser assim tão simples.

No entanto, sem um ambiente de confiança, qualquer esforço por ser em vão. Enquanto líder, deve combinar formas de ajudar os seus funcionários a desenvolverem as suas capacidades com uma cultura de confiança entre todos. Esta estratégia resultará num aumento da produtividade dos colaboradores e no seu empenho para com a empresa.

Conheça de seguida, 4 dicas sugeridas pelo Fast Company para manter os seus colaboradores motivados:

Fale abertamente com os seus funcionários

Seja sincero relativamente a expectativas, sucessos e falhas. Para ser possível existir um ambiente de confiança é importante que não existam surpresas.

Partilhe planos, objectivos de negócio e resultados financeiros com os seus colaboradores. Não será necessário partilhar todos os detalhes, mas forneça informação suficiente para que possam compreender o funcionamento da empresa e de que forma seu esforço colectivo contribui para o sucesso da empresa.

Encoraje as diferenças

É importante dar liberdade para os seus colaboradores se exprimirem. Ouça-os atentamente e considere os seus pontos de vista. Quem trabalha, por exemplo, no atendimento aos clientes, normalmente tem uma visão melhor sobre esta área do que um gerente que toma decisões.

Enquanto líder, se não estiver disposto a ouvir, terá dificuldades em conseguir que todos “remem na mesma direcção”.

Partilhe o bom e o mau

Se tudo estiver a correr bem, e se possível, seja generoso. Retribua com recompensas, que podem ser financeiras ou não. Isto ajudará a sua equipa a sentir que o seu esforço é reconhecido.

Consequentemente, sentir-se-ao responsáveis, não só pelo seu sucesso pessoal, mas como pelo sucesso da organização.

Por outro lado, quando em momentos mais difíceis, partilhe também com os seus colaboradores a situação. Pode ser tentador evitar esta conversa, mas é importante que demonstre confiança de que tomarão melhores decisões no futuro para evitar problemas futuros.

Este comportamento de liderança irá ganhar o respeito dos colaboradores.

Permita a evolução dos colaboradores

Quanto um empregador permite que os funcionários definam o curso da sua carreira, estes têm maiores probabilidades de excederem o seu desempenho.

Contribua para que cada colaborador continue a evoluir de forma contante relativamente às suas qualificações profissionais.

Sempre que possível, permita que exerçam funções diferentes daquelas a que estão habituados ou que desempenhem outras funções, o que permite ganhar diferentes perspectivas.

Desta forma, irá ganhar o respeito dos seus colaboradores que, consequentemente terão uma melhor performance.

 

About Alerta Emprego

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