Vídeo-Entrevista 5 coisas que deve ter em conta

A evolução da tecnologia tornou muitos processos mais flexíveis e o recrutamento não é excepção. Com o acesso a uma variedade de meios, nunca foi tão fácil falar cara-a-cara os candidatos, mesmo quando não estão na mesma sala.

Uma entrevista presencial é quase sempre preferível uma vez que é mais fácil perceber melhor os candidatos, com a sua linguagem corporal, a sua presença e a forma como se comportam. No entanto, uma vídeo-entrevista também pode oferecer algumas vantagens na análise prévia de candidatos.

Uma vez não é tão comum, é importante que esteja bem preparado. Veja aqui 5 coisas que deve ter em consideração sempre que realizar uma vídeo-entrevista.

1. Verifique a tecnologia

Não há nada mais constrangedor do que chegar a hora da entrevista e os equipamentos não funcionarem. Antes de começar a realizar as entrevistas, verifique e teste sempre toda a tecnologia utilizada. Defina também um plano secundário, tal como realizar a entrevista apenas por telefone.

Antes de começar a falar com os candidatos, teste com os seus colegas, o som a imagem e o espaço à sua volta.

2. Verifique o ambiente que o rodeia

Numa vídeo-entrevista, tanto a atenção do candidato como do recrutador estão concentradas num pequeno espaço – o ecrã. Deste modo, é mais fácil que os detalhes sobressaiam.

Esteja atento àquilo que se vê à sua volta, uma vez que a sua empresa também está a ser avaliada. Deixe as secretárias organizadas, sem lixo e, mais importante ainda, sem documentação confidencial

3. Esteja atento ao que rodeia o candidato

Pela mesma razão, o espaço que rodeia o candidato pode ser muito revelador. Numa entrevista presencial, não tem oportunidade de observar o “mundo” privado do candidato, sendo uma vantagem quando realiza uma entrevista via vídeo.

Utilize esta vantagem para tentar aprender mais sobre o candidato observando a forma como está vestido, aquilo que apresenta no ecrã e os objectos que o rodeiam.

4. Certifique-se que não existem interrupções

Ser interrompido durante uma entrevista nunca é positivo, mas numa vídeo-entrevista é ainda menos aconselhável.

Alguém a entrar na sala ou mesmo ruído vindo do exterior pode ser incomodativo para a outra pessoa. Certifique-se de que o ambiente está sem interrupções nem distracções para garantir que terá silêncio e sossego para se manter concentrado.

5. Lembre-se que não é um espelho

Se não está habituado a ver-se no ecrã enquanto fala, pode facilmente distrair-se com os seus movimentos. Desta forma, parecerá que está constantemente a olhar para outro lado e não para o candidato.

Lembre-se de olhar directamente para a câmara enquanto fala de forma a “encarar” o candidato e estabelecer uma melhor relação. Mas não se esqueça, tente permanecer natural ao invés de fixar o candidato sem piscar os olhos. Vá sorriso e desviando o olhar de vez em quando.

 

Fonte: The Undercover Recruiter