Trabalhadores com mais confiança no trabalho têm melhor desempenho!

Líderes de Recursos Humano afirmam que esta característica pode gerar funcionários resilientes, produtivos e leais.

Então, saiba aqui 10 dicas para ter mais confiança no trabalho:

1. Entenda a sua produtividade

Um dos motivos pelos quais não se sente confiante no trabalho pode estar relacionado à sua produtividade. E a falta de produtividade pode prejudicar ainda mais a sua confiança.

Se não tiver a certeza de como ser melhor no trabalho, preste atenção aos momentos em que se distrai e implemente uma estratégia para se concentrar novamente.

Por exemplo, experimente playlists que ajudam na concentração ou experimente o método Pomodoro, ou seja, dividir o trabalho em pequenas sessões.

Quando consegue controlar o seu trabalho tem mais poder sobre as circunstâncias e, consequentemente, tem mais confiança.

2. Transmita confiança com linguagem corporal e frases

O que diz e como diz tem um papel importante na forma como é visto pelos seus colegas.

Segundo um estudo da Queens University of Charlotte, 73% dos líderes empresariais acreditam que as habilidades interpessoais são mais importantes do que as específicas do trabalho.

A linguagem influencia a confiança, por exemplo, em vez de dizer: “Desculpe, só queria acrescentar isto…”, diga antes: “Concordo com as ideias que partilhou. Eu gostaria de acrescentar isto…”.

Então, palavras como “apenas” ou pedir desculpa antes de ter a chance de partilhar a sua ideia podem mudar completamente a forma como a mensagem é recebida.

3. Aprenda a comunicar as suas ideias

Comece por criticar a sua ideia. Então, faça perguntas a si mesmo como:

  • Como é que esta ideia impacta a equipa? É urgente?
  • É a solução para um problema?
  • É uma ideia inovadora?
  • Que partes interessadas devem estar envolvidas?
  • Esta ideia pode afetar os processos da empresa?

Então, leve a ideia ao seu gerente, mas se a adaptar à personalidade dele, tem 15 a 18% mais hipóteses que ele a perceba.

4. Diga não aos colegas ou deixe alguém se voluntariar

Confiança significa que confia em si mesmo para saber o que é melhor para si com base no seu tempo, capacidade e habilidades. No trabalho, a sua confiança aumenta quando flexibiliza os seus limites.

Então, encontra o respeito próprio quando sabe que está no limite ou quando uma tarefa está fora da sua área de especialização. Assim, aprenda a gerir os seus limites para ganhar confiança.

5. Corrija os seus erros com confiança

É importante assumir a responsabilidade quando comete um erro no trabalho. Mas não chame mais atenção para o erro do que ele merece.

Então, para assumir o controlo da experiência, tente estas dicas:

  • Fale de forma assertiva: fale diretamente, compartilhe o que pensa e esteja atento aos limites dos outros. Para ter mais autoconfiança na forma como se relaciona com os seus colegas, aprenda a compreender estilos de comunicação. Isso irá ajudá-lo a responder com respeito e maturidade à passividade, à agressão passiva e à agressão.
  • Reconsidere o pedido de desculpas: pedir desculpa demasiadas vezes pode fazer parecer fraco e submisso. Saiba quando deve ou não pedir desculpa para ajudá-lo a lidar com os obstáculos com mais confiança.

6. Estabeleça metas pequenas e alcançáveis

Pequenas metas que sejam alcançáveis estão ligadas à autoconfiança.

Então, primeiro pergunte a si mesmo o que o ajudaria a se sentir mais confiante. Depois, audite as suas metas e liste o que torna o seu plano específico, mensurável, alcançável, relevante e com prazo determinado.

Por fim, liste as suas metas e objetivos e defina prazos. A cada pequeno passo sinta uma sensação de realização.

7. Fique no seu caminho para se concentrar nos seus objetivos

Se fizer a si mesmo perguntas autodestrutivas, como “estou realmente preparado para isso?”, mude a sua narrativa interna em direção aos seus objetivos.

Investigue o desconforto e pergunte-se por que é importante sentir-se confiante em áreas específicas. Isso irá ajudá-lo a identificar soluções para aumentar a sua autoestima.

8. Encontre um mentor (ou torne-se um)

Trabalhe com um mentor para aumentar a sua confiança na sua área.

Então, um mentor pode ajudar a:

  • Identificar as oportunidades de formação certas para desenvolver as suas habilidades profissionais;
  • Manter o equilíbrio entre vida pessoal e profissional;
  • Incentivá-lo a procurar feedback sobre o seu trabalho e habilidades interpessoais;
  • Aproveitar a sua experiência, interesses e pontos fortes para criar a sua carreira ideal.

Ter um mentor requer tempo e dinheiro. Se não estiver disposto a isso, pergunte se há algum programa de mentoria na sua empresa ou pode pedir o apoio de um colega que admira.

Outra opção é tornar-se um mentor! Ser mentor de outra pessoa pode mostrar o quanto você aprendeu. Assim, isso pode dar-lhe o orgulho e a realização que surgem quando mostra a um colega como ter sucesso.

9. Dê este passo ousado para encontrar a confiança dos seus colegas

Se continuar a lutar contra a confiança no trabalho, inicie uma reflexão em equipa após o próximo projeto. Promova um ambiente de autorreflexão com sua equipa.

Estudos comportamentais apoiam a ideia de que o conforto e a confiança aumentam durante experiências de aprendizagem.

10. Pratique a autocompaixão

Mais autoconfiança é um ato de autocuidado. Quando surgirem dúvidas, use essas dicas para fazer um esforço prático para ser mais confiante no trabalho.

 

Não se esqueça que ter mais confiança no trabalho pode-lhe trazer melhores resultados profissionais!

Fonte: Atlassian