Encontrar os talentos que necessitam nem sempre é fácil para as empresas, mas há ideias inovadoras de recrutamento que podem ajudar.
O aumento da procura por talentos exige abordagens de recrutamento inovadoras, uma vez que os métodos convencionais podem já não ser suficientes para atrair candidatos de qualidade.
Então, saiba aqui 10 ideias inovadores de recrutamento que pode colocar em prática para o ajudar nos seus processos.
1. Implementar segmentação geográfica
Com ferramentas de recrutamento de segmentação geográfica, as equipas podem escolher locais específicos para segmentar os seus anúncios de emprego.
Em vez de investir dinheiro em publicidade em áreas que geram candidatos de baixa qualidade ou insuficientes, é possível realizar campanhas publicitárias em áreas que oferecem os talentos mais promissores.
2. Atualizar os perfis dos empregadores
Antes de se candidatarem a uma vaga, os candidatos podem ler avaliações e perfis das empresas.
De acordo com uma pesquisa do LinkedIn, 75% dos candidatos consideram a marca de um empregador antes de se candidatarem a um emprego.
Para garantir a consistência e a apresentação autêntica da marca, as empresas devem interagir com os visitantes e manter as informações e os perfis dos empregadores atualizados em todos os canais digitais.
Se isso não acontece, os candidatos podem ficar menos interessados e podem desistir.
3. Mensagens personalizadas para cada geração
Numa altura em que existem cinco gerações no mercado de trabalho (a Geração Silenciosa, os Baby Boomers, a Geração X, a Geração Millennials e a Geração Z), é essencial compreender a mensagem que resulta para cada uma delas.
Então, para atrair candidatos de todas as gerações, as equipas de recrutamento devem ajustar o seu Marketing.
Por exemplo, os candidatos da Geração Z podem ter maior probabilidade de se envolverem com conteúdo de recrutamento no YouTube e Instagram, já a Geração X e os Baby Boomers podem responder melhor a anúncios de emprego em Podcasts ou no Facebook.
Assim, compreender essas diferenças pode ajudar as equipas de recrutamento a diversificar as mensagens de marca e outros conteúdos para alcançar um público mais amplo de candidatos.
4. Utilize Inteligência Artificial (IA)
Hoje em dia, a Inteligência Artificial (IA) está presente em tudo e o recrutamento não é exceção.
Desde chatbots a ferramentas de triagem, as equipas de recrutamento usam soluções de IA para aumentar a automação, melhorar a tomada de decisões e oferece uma melhor experiência aos candidatos.
5. Faça vídeos para apresentar as vagas
O vídeo tem o poder de inspirar e envolver os candidatos desde o momento do reconhecimento da marca até o momento da contratação e muito mais.
O vídeo oferece versatilidade adicional às equipas de recrutamento, pois pode substituir as descrições de cargos tradicionais ou ser incorporado em descrições escritas.
Além disso, as empresas podem criar outros tipos de conteúdo de vídeo, como vídeos do dia a dia, vídeos feitos por funcionários e mensagens dos recrutadores a descrever o seu candidato ideal.
6. Realize pesquisas de experiência de candidatos e funcionários
As equipas de recrutamento podem identificar e compreender melhor as expectativas realizando pesquisas periódicas com candidatos e funcionários.
Por exemplo, as pesquisas podem avaliar o quão os candidatos se envolvem com o conteúdo da marca e se os funcionários sentem que o conteúdo é uma representação justa da cultura e dos valores reais da empresa.
As pesquisas também podem ajudar as equipas de recrutamento a compreender as principais motivações dos candidatos, ou seja, os aspetos do processo que os fizeram candidatar-se.
7. Crie parcerias com universidades
As parcerias entre universidades e escolas profissionais permitem que as organizações cheguem à geração mais jovem de talentos no início da sua procura de emprego.
Criar programas cooperativos, oferecer palestras e oferecer aos alunos oportunidades de entrevistas antecipadas para estágios são formas que as empresas têm de permanecer no radar dos alunos.
8. Personalize emails de recrutamento
Uma mensagem personalizada obtém uma resposta mais favorável do que uma genérica.
No recrutamento, uma mensagem personalizada permite aos candidatos saber que a organização tem um interesse específico nas suas competências, interesses e capacidades.
Parte do que torna as mensagens personalizadas uma ótima ideia inovadora recrutamento é que as equipas de contratação podem usá-las em vários pontos ao longo do processo de contratação.
9. Crie links curtos de recrutamento e códigos QR
Para tornar ainda mais fácil para os candidatos se envolverem com o conteúdo da marca e se candidatarem, as equipas de aquisição de talentos podem criar links curtos e códigos QR que os candidatos podem usar para aceder rapidamente aos conteúdos.
Os links curtos e códigos QR podem ser distribuídos em feiras de emprego (presenciais e virtuais) e utilizados em canais de publicidade off-line, como estações de metro, paragens de autocarro e até locais desportivos.
10. Chamar a atenção dos talentos existentes
Embora os candidatos em base de dados já tenham manifestado interesse na empresa, eles ainda precisam de algum incentivo e envolvimento para manter esse interesse.
As organizações podem desenvolver uma estratégia de reengajamento destinada a enviar lembretes e outras mensagens através de múltiplos canais, como email, mensagem e telefone.
Numa altura em que as organizações devem mudar as técnicas de recrutamento para acompanhar a evolução das expectativas dos candidatos, implementar algumas ideias inovadoras de recrutamento pode ser uma grande ajuda.
Fonte: Recruitics