Em algumas empresas, o tele-trabalho que foi imposto será algo para manter no futuro, mesmo voltando à normalidade. Mas com o virtual a ganhar espaço, sabes como dominar uma apresentação remota?

Então, há pontos específicos a serem considerados que não se aplicam a eventos presenciais. Ao mesmo tempo, também existem vantagens nos eventos virtuais – se souber como aproveitá-los.

Como com qualquer coisa, existem aspetos positivos e negativos quando se faz uma comparação, e as apresentações remotas não fogem a isso.

Aspetos positivos:

  • São menos intimidantes. As pessoas que não se sentem confortáveis ​​ao se apresentarem pessoalmente podem se sentir menos intimidadas em fazê-lo remotamente. Além disso, os participantes podem manter suas câmaras desligadas e ainda participar significativamente com mais facilidade.
  • Acesso fácil a pessoas de diferentes áreas geográficas. Isto significa que se pode dirigir a colegas de trabalho de escritórios diferentes ou trazer um público diversificado para um webinar.
  • Pode ir mais fundo. Ou seja, tem a oportunidade ler comentários ou responder perguntas que os participantes podem não se sentir confortáveis ​​para fazer pessoalmente, tornando-os mais inclusivos.
  • Oportunidade de feedback em tempo real.

Aspetos negativos:

  • A falta de dicas de linguagem corporal pode tornar difícil “ler a sala” ou avaliar o interesse, o envolvimento, a confusão e outras reações das pessoas durante a apresentação.
  • Os participantes silenciosos podem ser mais facilmente esquecidos.
  • Pode ser mais difícil gerar conversas ou conexões orgânicas.
  • Existe o risco de problemas técnicos afetarem a apresentação.

Damos-lhes agora 14 dicas para dominar uma apresentação remota:

Antes da Apresentação

1. Seja claro no seu propósito

Clareza é sempre fundamental. Os eventos virtuais geralmente exigem que trabalhe um pouco mais para manter a atenção das pessoas.

Por isso, é importante ter claro o seu propósito: Qual o motivo pelo qual está a fazer isto? Trace o seu plano a partir daí.

2. Faça perguntas com antecedência

No formulário de registo pode logo colocar uma ou duas perguntas, para saber se os participantes têm dúvidas urgentes sobre o assunto que será falado.

Se estiver a fazer uma apresentação para colegas de trabalho, pode enviar um email antes da apresentação, solicitando às pessoas que lhe enviem perguntas com antecedência.

3. Seja criativo com o conteúdo visual

Aprenda mais sobre os recursos visuais e facilite o texto se estiver a usar um conjunto de slides para acompanhar sua palestra.

Mas não tenha medo de ser criativo e tentar coisas novas.

4. Lembre-se que a prática leva à perfeição

Então, reúna o conteúdo com tempo e comece a praticar. Isto é importante numa apresentação tanto presencial como virtual.

Além disso, deve conhecer bem a sua apresentação, para que se durante a apresentação surgirem dúvidas as consiga esclarecer sem problemas.

Também deve testar os equipamentos que irá usar, principalmente se for usar ferramentas com as quais não esteja familiarizado.

5. Peça ajuda

Se puder, pode ser benéfico pedir ajuda a alguém na realização da apresentação. Assim, se durante a apresentação tiver problemas técnicos, terá um reforço.

Pode ainda pedir ao anfitrião da sua apresentação para monitorar o chat enquanto você fala, para que você possa manter o foco.

Durante a apresentação

6. Tenha em atenção a iluminação e a qualidade do som

  • Isto ajudará a que comunique de forma clara e profissional. Veja algumas dicas:
  • Certifique-se de que as fontes de iluminação vêm da sua frente (não de trás);
  • Se possível, invista em webcams e microfones para aumentar a qualidade de sua apresentação;
  • Olhe ao redor do seu espaço e tente antecipar quaisquer possíveis distrações sonoras e como você pode minimizá-las;
  • Se possível, tente estar num local com superfícies duras limitadas – como uma sala com carpete – para aumentar a qualidade do som.

7. Use quebra-gelo e música

Cause uma ótima primeira impressão no grupo começando as coisas de uma forma divertida. O primeiro minuto em que as pessoas se ligam é o mais importante para definir o tom energético da sessão.

Obviamente, precisará de se adaptar à situação. Se estiver a fazer uma apresentação para os seus líderes e se souber que eles são mais restritos, pode optar por uma pergunta séria relacionada ao tópico em questão em vez de música.

8. Lembre-se que pode ter de trazer mais energia ao ambiente

A energia a trazer à apresentação remota provavelmente terá de ser maior que numa apresentação presencial.

Assim, isto pode significar que fique em pé em vez de se sentar, usar uma cor divertida para se animar ou usar mais linguagem corporal que o normal.

9. Considera ocultar a sua própria imagem

Embora haja momentos em que seja apropriado ver-se a si próprio, noutros casos o melhor será desligar.

Ocultar a sua visão de si mesmo pode fazê-lo sentir-se mais à vontade.

10. Saiba quando se deve silenciar

Se está a participar num evento virtual e não vai falar por algum tempo, lembre-se de colocar o seu microfone em modo mudo.

11. Incentive a participação

Devido à maior falta de linguagem corporal e informação em tempo real, pode ter de agir para incentivar a participação.

Então, considere fazer perguntas ao grupo. Ou também pode decidir fazer uma pausa a cada minuto para ler quaisquer comentários ou perguntas que tenham surgido.

Se estiver a usar uma plataforma que tenha um espaço de “salas de descanso”, também as pode usar de forma a colocar as pessoas em grupos menores e gerar discussões.

12. Seja você mesmo

Mesmo não sendo um evento presencial, você pode estar nervoso e isso é normal! O importante é que seja você mesmo e haja naturalmente.

Depois da Apresentação

13. Não tenha medo de fazer acompanhamento

Após a apresentação, pode precisar de enviar um email para os participantes, por diversas razões, como: enviar materiais que mencionou, recapitular tópicos, enviar o evento gravado ou pedir feedback.

Então, se estiver a falar para desconhecidos, avise-os como podem entrar em contacto consigo. Se for para colegas seus de trabalho, pode incentivá-los a enviarem-lhe perguntas ou ideias.

14. Reflita e repita para a próxima vez

Assista à apresentação gravada e avalie-se! Isto pode ajudá-lo a ter uma ideia de quando as pessoas estiveram mais dispersas e melhorar na sua próxima apresentação.

Se, por algum motivo, sentir que ficou aquém, não se culpe. As apresentações virtuais têm o potencial de criar mais distrações do que o normal e isso pode afetar os seus resultados.

 

É provável que as apresentações remotas tenham vindo para ficar. Assim, pode já seguir estas 14 dicas para dominar uma apresentação remota e começar a construir a sua.

Fonte: The Muse