carta de apresentação

Uma boa carta de apresentação deve despertar curiosidade para o seu curriculum vitae. A mesma deve ser curta e demonstrar personalidade.

Siga estas dicas para escrever uma carta de apresentação vencedora:

  1. Dirija a carta de apresentação a uma pessoa em concreto;
  2. Personalize a carta de apresentação à vaga e à empresa;
  3. Escreva entre 3 e 4 parágrafos;
  4. Mostre que fez uma pesquisa extensiva sobre a empresa;
  5. Demonstre que se encaixa na cultura empresarial;
  6. Comece com uma frase/parágrafo fortes;
  7. Dê exemplos que confirmem que tem as competências necessárias para desempenhar a função a que se candidata;
  8. Mencione experiência de trabalho semelhante;
  9. Indique qual a competência que o destaca dos demais candidatos.
  10. Mostre a sua personalidade na carta de apresentação;
  11. Não utilize abreviaturas, jargão ou gíria e certifique-se que não existem erros ortográficos;
  12. Evite utilizar “Eu”, “Meu” e outras expressões que mostrem que está focado somente nas suas necessidades;
  13. Não utilize um tom demasiado formal nem demasiado informal;
  14. Não repita as informações descritas no CV;
  15. Explique ao empregador o que ganha ao contratá-lo;
  16. Indique porque escolheu candidatar-se aquela empresa em particular;
  17. Escreva de forma clara e concisa – não inclua informação desnecessária;
  18. Utilize o corpo do e-mail para escrever a carta de apresentação. Se se estiver a candidatar no Alerta Emprego utilize a caixa “Mensagem de Apresentação”;
  19. Termine a carta de apresentação com um call-to-action, indicando ao recrutador que está disponível para agendar uma entrevista de emprego;
  20. Inclua sempre os seus contactos pessoais.