Uma boa carta de apresentação deve despertar curiosidade para o seu curriculum vitae. A mesma deve ser curta e demonstrar personalidade.
Siga estas dicas para escrever uma carta de apresentação vencedora:
- Dirija a carta de apresentação a uma pessoa em concreto;
- Personalize a carta de apresentação à vaga e à empresa;
- Escreva entre 3 e 4 parágrafos;
- Mostre que fez uma pesquisa extensiva sobre a empresa;
- Demonstre que se encaixa na cultura empresarial;
- Comece com uma frase/parágrafo fortes;
- Dê exemplos que confirmem que tem as competências necessárias para desempenhar a função a que se candidata;
- Mencione experiência de trabalho semelhante;
- Indique qual a competência que o destaca dos demais candidatos.
- Mostre a sua personalidade na carta de apresentação;
- Não utilize abreviaturas, jargão ou gíria e certifique-se que não existem erros ortográficos;
- Evite utilizar “Eu”, “Meu” e outras expressões que mostrem que está focado somente nas suas necessidades;
- Não utilize um tom demasiado formal nem demasiado informal;
- Não repita as informações descritas no CV;
- Explique ao empregador o que ganha ao contratá-lo;
- Indique porque escolheu candidatar-se aquela empresa em particular;
- Escreva de forma clara e concisa – não inclua informação desnecessária;
- Utilize o corpo do e-mail para escrever a carta de apresentação. Se se estiver a candidatar no Alerta Emprego utilize a caixa “Mensagem de Apresentação”;
- Termine a carta de apresentação com um call-to-action, indicando ao recrutador que está disponível para agendar uma entrevista de emprego;
- Inclua sempre os seus contactos pessoais.
Bem-haja pela partilha. Nunca é demais lembrar as regras.