Se não está satisfeito a nível profissional, conheça três sinais que deve ter em conta que lhe indicam que deve mudar de emprego.
Não deixe que algumas questões como “será a decisão certa?” ou “devia tentar melhorar a minha situação?” o impeçam de procurar algo melhor.
Se está na altura de mudar, veja as ofertas no Alerta Emprego
Saiba então os três sinais de que deve mudar de emprego que o The Muse reuniu:
1. O seu emprego não é sustentável
Se para si ir para o seu trabalho é desgastante a nível emocional, físico ou mental, é hora de mudar de emprego.
A causa pode ser qualquer uma, seja a relação com algum colega ou chefe, a função que tem ou até o salário.
Em muitas situações, há forma de mudar esses fatores, como ser transferido para outro departamento, iniciar um novo projeto ou pedir um aumento.
Mas supondo que tentou e não teve sucesso, não se sinta mal por fazer o melhor para si – mudar de emprego.
2. Não está a promover o seu desenvolvimento profissional
O seu emprego deve levá-lo a adquirir habilidades, experiência e conhecimentos que o ajudarão a avançar na sua carreira.
Então, se estiver numa situação em que isso não está a acontecer e está a atrasar o seu desenvolvimento profissional, considere isso um dos sinais de que é hora de mudar de emprego.
Pode ser difícil reconhecer quando está nessa situação, mas normalmente é acompanhado por uma sensação de potencial não alcançado, inquietação ou estar preso.
Para o trabalho contribuir para o seu desenvolvimento profissional, tem de permitir que faça pelo menos uma das seguintes coisas:
- Obter novas habilidades, redes, conhecimentos ou certificações a trabalhar em novos projetos;
- Economizar dinheiro para poder fazer mais investimentos em si mesmo;
- Investir diretamente em si mesmo, pagar pela sua educação ou experiências de desenvolvimento profissional, como conferências, cursos e formações;
- Ter tempo para explorar outras funções, organizações e áreas de trabalho;
- Construir relacionamentos com pessoas influentes dentro e fora da sua organização, especialmente pessoas que possam estar em posição de ajudá-lo a ser promovido ou a encontrar outro emprego;
- Receber orientação de pessoas mais experientes que você;
- Encontrar estímulo intelectual no seu trabalho;
- Assumir riscos para ter a chance de falhar, ter sucesso e aprender com essas experiências;
Grandes empresas garantem que os trabalhadores sejam capazes de fazer tudo isso, porque sabem que essa é a melhor forma de atrair e desenvolver os melhores talentos.
Quanto menos destas oportunidades tiver, mais cedo deve procurar seguir em frente.
3. Surge outra coisa melhor
Algo melhor para a sua carreira pode surgir e às vezes nem se dá conta. Por exemplo, num jantar de amigos eles revelam que conhecem o recrutador de uma empresa para a qual você gostaria de trabalho. A sua oportunidade pode estar aí!
Muitas pessoas ignoram esse tipo de oportunidades por medo ou pela lealdade ao atual empregador. Mas lembre-se, você não deve mais à sua empresa do que a si mesmo.
Se lhe foi oferecido um emprego em que terá mais oportunidades de desenvolvimento, mais responsabilidade ou felicidade, então deve aceitar.
Seja qual for a situação em que se encontra, nunca é fácil. Há sempre um lado do seu trabalho que faz valer a pena permanecer. Mas seja honesto consigo mesmo sobre o motivo pelo qual não está feliz.
Assim, se há algo que deseja mudar ou acrescentar à sua vida profissional e o seu atual trabalho não permite, mudar de emprego é a melhor solução.