As redes sociais podem trazer-lhe grandes oportunidades, principalmente as profissionais. Conheça algumas dicas para aproveitar o máximo dos grupos do LinkedIn.
Pessoas que participam em discussões de grupos nesta plataforma profissional, têm quatro vezes mais hipóteses do seu perfil ser visualizado do que outros membros.
Assim, para usar o LinkedIn a seu favor, tem de se juntar aos grupos certos. Já aderiu ao grupo do Alerta Emprego? Todos os dias disponibilizamos inúmeras vagas de emprego. Adira aqui!
Mas há diferenças em apenas fazer parte do grupo e participar no mesmo. Veja agora 5 dicas para retirar o máximo dos grupos do LinkedIn, que a Forbes disponibilizou:
1. Seja um investigador
Para entrar num grupo, tal como na vida real, primeiro analisa o ambiente do mesmo.
Então, veja as publicações do grupo e o conteúdo que mais gera discussão, Além disso, vejas com que pessoas se relacionaria melhor, conforme o que falam.
Tire notas sobre tudo o que vê. Estar focado em dados e ser observador com uma mentalidade estratégica é muito importante nestes grupos se quiser ser eficaz.
As publicações dos grupos a que aderir vão aparecer no seu perfil, então escolha grupos que representem os seus objetivos.
2. Primeiro a participação, depois o conteúdo
Depois do primeiro passo, comece a participar no grupo e deixe publicações para quando já estiver mais familiarizado.
Então, comece por gostar de publicações, comentar ou das feedback nas publicações do outros membros. Comece a fornecer valor aos outros antes de postar em seu próprio conteúdo.
Quando for fazer publicações, comece por partilhar conteúdo confiável, como um artigo de blog, um vídeo do YouTube ou publicações da área que lhe interessa.
A importância de começar por aí é que não vai parecer uma pessoa autopromocional logo à partida.
Ao partilhar um artigo, adicione uma breve descrição de como isso o ajudou ou quaisquer perguntas que o fez considerar que o grupo poderia opinar.
Quanto às perguntas, evite as que terão respostas de apenas “sim” ou “não”, faça com que haja assunto para discutir.
3. Faça publicações estratégicas
Não faça publicações só porque sim. Certifique-se de que o que partilha é confiável, valioso e relevante para o grupo.
Não exagere nas publicações, pois um conteúdo valioso que possa partilhar pode-se perder entre muitas publicações. Além disse, poderia incomodar os membros com o excesso spam.
4. Use os grupos para se associar
O LinkedIn tem vários níveis de associação.
Na versão gratuita, existem limitações aplicadas ao seu acesso. Por exemplo, a limitação a 100 resultados de pesquisa por mês e o envio de um número mínimo de mensagens diretas ou solicitações.
Nas opções pagas tem acesso a um número maior de solicitações e vantagens adicionais, como ver quem viu o seu perfil e como o encontraram. Além disso, com as contas premium, quando um empregador publica uma vaga no LinkedIn, a sua conta aparecerá no topo da lista de candidatos.
5. Seja autêntico e tenha maneiras
Cerca de 40% dos adultos admite já ter praticado cyberbullying e 75% afirmam ter observado assédio online.
Assim, também o LinkedIn pode ser um hospedeiro para comentários e conversas indelicadas.