As preferências dos candidatos continuam a evoluir e as organizações têm de ser criativas para optimizar a experiência do candidato e mantê-los envolvidos durante todo o processo, na candidatura, entrevista e seleção.
A experiência do candidato é muito importante, pois pode significar a diferença entre candidatos qualificados que se convertem em contratações e muitos talentos, mas sem brilho.
Então, as organizações que pretendem atrair os melhores talentos devem adotar uma estratégia holÃstica e diversificada que englobe branding, publicidade e táticas criativas de envolvimento de candidatos.
Envolver potenciais candidatos antes de se candidatarem e ter uma comunicação consistente e transparente, também são uma forma de otimizar a experiência do candidato.
5 formas de otimizar a experiência do candidato
1. Ter uma página de recrutamento de alto impacto
Embora os candidatos tenham diversas forma de encontrar as vagas em aberto numa empresa, um site com a página de recrutamento bem projetada pode ser uma das ferramentas de maior impacto.
Assim, uma boa página além da lista de ofertas de emprego, oferece uma grande variedade de mensagens e recursos para ajudar os candidatos a decidir se se devem candidatar ou não.
Então, as empresas podem oferecer aos visitantes do site o seguinte:
- Conteúdo relevante para ajudar os candidatos a compreender as experiências reais dos funcionários dentro da organização;
- Uma combinação diversificada de multimédia, como vÃdeos, que dão vida à cultura da empresa;
- Uma função de pesquisa eficaz que exibe as vagas em aberto mais alinhadas com as caracterÃsticas de trabalho desejadas pelos candidatos;
- Um chatbot e outras ferramentas interativas para ajudar os visitantes do site a personalizar sua visita.
2. Páginas de destino que convertem
Diversas variáveis ​​podem fazer com que os candidatos desistam antes de concluir uma candidatura, incluindo um processo de candidatura muito longo e complicado ou a falta de informações sobre a função.
Então, as equipas de recrutamento devem estar focadas no uso de ferramentas de Marketing de recrutamento que despertem o interesse dos candidatos e os incentivem a candidatar-se. Uma landing page é uma ótima solução para conseguir isso.
Quando bem feitas, as mensagens claras e a frase de chamariz de uma página de destino podem gerar uma taxa de conversão de quase um em cada dez visitantes .
Estas são algumas das coisas que as organizações podem usar nas páginas de destino para otimizar a experiência do candidato:
- Promover eventos de contratação, como feiras de emprego, visitas abertas e dias de recrutamento;
- Recolher informações de contato do candidato para futuras comunicações e incentivo;
- Compartilhar destaques e benefÃcios menos conhecidos da empresa;
- Promover incentivos para indicar outros candidatos.
3. Compromisso pré-candidatura
Construir um pipeline de talentos com candidatos interessados ​​exige muito tempo e energia, mas a tecnologia de recrutamento moderna permite manter os candidatos envolvidos.
Assim, um serviço habilitado para tecnologia otimiza a conversão de leads em candidatos. Alguns exemplos de envolvimento pré-candidatura do candidato incluem:
- Envio de dicas de entrevistas para auxiliar os candidatos na procura de emprego;
- Compartilhar depoimentos de funcionários e vÃdeos de “um dia na vida” para destacar experiências autênticas de funcionários na organização;
- Um destaque sobre os benefÃcios e recompensas totais disponÃveis para novas contratações.
4. Engajamento pós-candidatura
Desde o momento em que alguém se candidata a uma oferta até ao momento que é contactado, podem-se perder candidatos.
No entanto, os serviços de engajamento pós-candidatura podem ajudar as equipas de recrutamento a manter os candidatos totalmente interessados, continuando a enviar mensagens relevantes aos candidatos à medida que eles avançam em cada etapa.
O acompanhamento pós-candidatura com ferramentas integradas move automaticamente os candidatos para a próxima etapa do processo de contratação com base nas suas qualificações e disposição.
5. Recuperação de talentos
A otimização da experiência do candidato também se deve estender a ex-candidatos e outras pessoas que já tiveram compromissos anteriores com a empresa.
Assim, as mensagens de recuperação de candidatos podem ser direcionadas para ex-estagiários, funcionários aposentados, ex-funcionários, candidatos que não foram contactados, entre outros.
O objetivo é lembrar a estes profissionais os motivos pelos quais se inscreveram inicialmente. Além disso, alguns benefÃcios podem ter mudado desde a sua última interação com a empresa e poderiam tornar o emprego mais adequado do que antes.
À medida que a competição por talentos aumenta, as empresas que oferecem uma melhor experiência estarão mais bem posicionadas para os atrair mais candidatos de qualidade.
Fonte: Recruitics