As preferências dos candidatos continuam a evoluir e as organizações têm de ser criativas para optimizar a experiência do candidato e mantê-los envolvidos durante todo o processo, na candidatura, entrevista e seleção.

A experiência do candidato é muito importante, pois pode significar a diferença entre candidatos qualificados que se convertem em contratações e muitos talentos, mas sem brilho.

Então, as organizações que pretendem atrair os melhores talentos devem adotar uma estratégia holística e diversificada que englobe branding, publicidade e táticas criativas de envolvimento de candidatos.

Envolver potenciais candidatos antes de se candidatarem e ter uma comunicação consistente e transparente, também são uma forma de otimizar a experiência do candidato.

5 formas de otimizar a experiência do candidato

1. Ter uma página de recrutamento de alto impacto

Embora os candidatos tenham diversas forma de encontrar as vagas em aberto numa empresa, um site com a página de recrutamento bem projetada pode ser uma das ferramentas de maior impacto.

Assim, uma boa página além da lista de ofertas de emprego, oferece uma grande variedade de mensagens e recursos para ajudar os candidatos a decidir se se devem candidatar ou não.

Então, as empresas podem oferecer aos visitantes do site o seguinte:

  • Conteúdo relevante para ajudar os candidatos a compreender as experiências reais dos funcionários dentro da organização;
  • Uma combinação diversificada de multimédia, como vídeos, que dão vida à cultura da empresa;
  • Uma função de pesquisa eficaz que exibe as vagas em aberto mais alinhadas com as características de trabalho desejadas pelos candidatos;
  • Um chatbot e outras ferramentas interativas para ajudar os visitantes do site a personalizar sua visita.

2. Páginas de destino que convertem

Diversas variáveis ​​podem fazer com que os candidatos desistam antes de concluir uma candidatura, incluindo um processo de candidatura muito longo e complicado ou a falta de informações sobre a função.

Então, as equipas de recrutamento devem estar focadas no uso de ferramentas de Marketing de recrutamento que despertem o interesse dos candidatos e os incentivem a candidatar-se. Uma landing page é uma ótima solução para conseguir isso.

Quando bem feitas, as mensagens claras e a frase de chamariz de uma página de destino podem gerar uma taxa de conversão de quase um em cada dez visitantes .

Estas são algumas das coisas que as organizações podem usar nas páginas de destino para otimizar a experiência do candidato:

  • Promover eventos de contratação, como feiras de emprego, visitas abertas e dias de recrutamento;
  • Recolher informações de contato do candidato para futuras comunicações e incentivo;
  • Compartilhar destaques e benefícios menos conhecidos da empresa;
  • Promover incentivos para indicar outros candidatos.

3. Compromisso pré-candidatura

Construir um pipeline de talentos com candidatos interessados ​​exige muito tempo e energia, mas a tecnologia de recrutamento moderna permite manter os candidatos envolvidos.

Assim, um serviço habilitado para tecnologia otimiza a conversão de leads em candidatos. Alguns exemplos de envolvimento pré-candidatura do candidato incluem:

  • Envio de dicas de entrevistas para auxiliar os candidatos na procura de emprego;
  • Compartilhar depoimentos de funcionários e vídeos de “um dia na vida” para destacar experiências autênticas de funcionários na organização;
  • Um destaque sobre os benefícios e recompensas totais disponíveis para novas contratações.

4. Engajamento pós-candidatura

Desde o momento em que alguém se candidata a uma oferta até ao momento que é contactado, podem-se perder candidatos.

No entanto, os serviços de engajamento pós-candidatura podem ajudar as equipas de recrutamento a manter os candidatos totalmente interessados, continuando a enviar mensagens relevantes aos candidatos à medida que eles avançam em cada etapa.

O acompanhamento pós-candidatura com ferramentas integradas move automaticamente os candidatos para a próxima etapa do processo de contratação com base nas suas qualificações e disposição.

5. Recuperação de talentos

A otimização da experiência do candidato também se deve estender a ex-candidatos e outras pessoas que já tiveram compromissos anteriores com a empresa.

Assim, as mensagens de recuperação de candidatos podem ser direcionadas para ex-estagiários, funcionários aposentados, ex-funcionários, candidatos que não foram contactados, entre outros.

O objetivo é lembrar a estes profissionais os motivos pelos quais se inscreveram inicialmente. Além disso, alguns benefícios podem ter mudado desde a sua última interação com a empresa e poderiam tornar o emprego mais adequado do que antes.

 

À medida que a competição por talentos aumenta, as empresas que oferecem uma melhor experiência estarão mais bem posicionadas para os atrair mais candidatos de qualidade.

Fonte: Recruitics