Os líderes precisam de ser capazes de ouvir feedback e responder às necessidades, então, saiba como medir a satisfação dos colaboradores.

São questões de pesquisa de cultura organizacional que revelam o que os colaboradores pensam da sua experiência e ajudam-no a criar uma cultura de trabalho de alta confiança.

A melhor estratégia de audição são os questionários aos colaboradores, pois estes permitem:

  • Ter dados quantitativos que possam orientar o planeamento de ações;
  • Desvendar inconsistências na experiência entre diferentes grupos de colaboradores;
  • Que as organizações comparem objetivamente a sua experiência de colaborador com a experiência noutras organizações.

O objetivo dos questionários é medir a satisfação e o engagement dos colaboradores.

Então, o Great Place to Work divulgou as 5 perguntas a fazer num inquérito de experiência de colaborador e nós vamos partilhar consigo.

5 perguntas para medir a satisfação dos colaboradores

1. A gestão tenta ligar-se aos colaboradores a nível pessoal?

É essencial que se construa uma relação de alta confiança entre a administração e os colaboradores. Isso só é possível estabelecendo uma relação pessoal.

Assim, o primeiro passo para construir essa relação é mostrar que a administração se preocupa com os seus colaboradores como pessoas e não apenas a nível profissional.

As respostas a esta pergunta revelam a qualidade das suas relações de gestão de colaboradores.

2. A administração reconhece um excelente trabalho ou esforço?

Aqui será possível media duas partes críticas de uma relação de alta confiança entre a administração e os colaboradores.

Primeiro, a gestão mostra o reconhecimento de uma forma que repercute nos colaboradores (essencial para fazer com que os colaboradores se sintam valorizados, apreciados e cuidados).

Segundo, a gestão é entendida como imparcial, ou seja, o reconhecimento está ligado ao trabalho que as pessoas fazem, ou certas pessoas recebem o reconhecimento mais facilmente?

3. A administração ouve as ideias dos colaboradores?

Só se confia em alguém se se confiar em si. Por isso, a liderança deve procurar oportunidades para fazer com que os colaboradores se sintam de confiança.

Para isso é preciso ouvir e responder às ideias dos colaboradores, isso mostra que os líderes respeitam e valorizam o que as pessoas pensam e sentem.

Além disso, se os gestores forem recetivos às ideias dos colaboradores, estes sentem-se mais confortáveis para partilhar feedback sobre a sua experiência no trabalho.

Com isto, terá informações mais valiosas que pode usar para melhorar mais a experiência dos colaboradores.

4. As pessoas são tratadas da mesma forma, independentemente da sua origem ou características pessoais?

Ao medir a satisfação dos colaboradores, é essencial entender que diferentes grupos de pessoas podem ter experiências muito diferentes na mesma empresa.

Questões como esta ajudam a medir o que os colaboradores sentem sobre a diversidade, equidade, inclusão e pertença (DEIB) no seu local de trabalho.

5. É um local de trabalho psicologicamente saudável?

Os colaboradores precisam de se sentir psicologicamente e emocionalmente seguros para terem uma experiência positiva no trabalho.

Então, medir isto é uma função importante de um inquérito eficaz à experiência dos colaboradores.

Se uma empresa está a fazer tudo bem, mas os colaboradores continuam a sofrer burnout e se sentem presos numa cultura tóxica, sentem incerteza ou sentem que não conseguem o apoio de que precisam, não estarão satisfeitos.

Por outro lado, se os colaboradores se sentem psicologicamente saudáveis podem estender a confiança à gestão, o que significa que outras tentativas de criar confiança são mais propensas a ter sucesso.

 

Concluindo, para uma boa cultura na empresa, é importante que saiba a satisfação dos colaboradores.