Você esforçou-se e tem o currículo perfeito e agora tem de o colocar nas mãos certas. Hoje em dia dificilmente entrega um currículo em mãos, então saiba 9 dicas para o assunto do email ao enviar o seu currículo.

A última coisa que quer é que o seu email (e currículo) permaneçam na caixa de entrada de alguém, sem ser aberta, ou pior, que seja direcionado para as pastas de spam ou lixo.

Então, isto significa que precisa de criar uma linha de assunto clara e atraente. Saiba então as dicas do The Muse para o assunto do email e que lhe damos agora.

Porque é que o assunto é tão importante?

O currículo é importante sim, mas de que lhe serve um currículo esplêndido se não abrirem sequer o seu email?

O assunto do email será o que vai determinar se o seu email vai ou não ser aberto. Pense no seu caso, se passar o dia a receber emails de empresas, provavelmente só irá abrir aqueles que o assunto lhe chame a atenção.

Quando deve enviar o seu currículo por email?

São muitos os cenários em que pode enviar o seu currículo por email, deixamos-lhe alguns:

  • Está-se a candidatar a uma oferta e lá diz que deve enviar o CV por email;
  • Foi recomendado ou está a candidatar-se com uma referência de alguém;
  • Esteve numa entrevista, não ficou mas pediram que enviasse o currículo por email para ficarem de olho em si;
  • Vai a uma entrevista informativa e quer deixar os seus dados com antecedência;
  • Falou com alguém de lhe enviar o seu CV e a pessoa aceitou.

9 dicas para o assunto do email ao enviar o currículo

Se pretende que o seu email seja aberto pelos recrutadores, siga algumas dicas como estas:

1. Não se esqueça de escrever o assunto!

Ter uma linha de assunto no seu email é fundamental, ou o recrutador irá considerar que pode ser spam e nem irá abrir o email.

2. Mantenha o profissionalismo

Tenha atenção ao seu assunto, mantenha o profissionalismo, mesmo que esteja a enviar a o email para alguém que conheça.

Além disso, outro ponto importante é o seu próprio endereço de email. Pense duas vezes em fazer candidaturas com aquele email antigo e nada profissional.

3. Seja breve

Mantenha a sua linha de assunto curta e com as palavras certas. Não se esqueça que hoje em dia muita gente consulta o email do telemóvel e não irão ligar a algo extenso.

4. Siga as instruções (se houver)

Se se está a candidatar a uma oferta de emprego em que tem indicações de como e o que deve enviar, siga essas instruções.

Se disserem que deve colocar alguma informação especifica no assunto, faça-o!

5. Inclua detalhes relevantes

Mesmo que tenha de seguir certas instruções, inclua alguns detalhes relevantes. Por exemplo, se foi indicado por alguém, refira-o no assunto.

Caso não tenha informação de indicação de alguém para incluir, pode por exemplo colocar o seu nome.

6. Destaque o seu valor

Pode começar a “vender-se” logo no assunto do email. Então, pode incluir educação relevante, habilidades, experiência ou qualquer outra coisa que considere importante.

7. Faça com que queiram abrir o mail e ler mais!

É importante que deixe claro, logo no assunto, porque está a entrar em contacto. Então, se está a enviar o seu currículo deve mencionar logo o cargo a que se candidata.

Seja claro e mostre o seu objetivo. Os recrutadores costumam contratar para dezenas de funções ao mesmo tempo e você quer que seja fácil para eles catalogar mentalmente seu email.

8. Não seja agressivo

É frustrante enviar emails e não obter resposta, mas transparecer isso no assunto não o vai ajudar.

Dizer algo como “Já enviei o meu currículo há uma semana” ou “Continuo a aguardar uma resposta”, não é nada positivo. Isso só fará com que de certeza não levará uma resposta.

9. Reveja!

Tal como no currículo, na carta de apresentação e demais documentos ou texto que tenha escrito, deve rever o seu email e o assunto.

Se tiver um erro logo no assunto, o mais provável é que o seu email já nem seja aberto.

 

Já sabe, tão importante como o currículo ou carta de apresentação estarem bem escritos e serem apelativos, é o seu email, principalmente o assunto, que é a primeira mensagem que o destinatário vê.