carta-de-apresentacao-razoes

 

Se quer mesmo conseguir o emprego, não deixe de escrever uma carta de apresentação personalizada para a empresa e função em causa. Mesmo que a maioria das vezes ninguém as leia.

Conheça aqui as principais razões porque deve enviar cartas de apresentação personalizadas:

1) Sem carta de apresentação, a sua candidatura pode ser rejeitada à partida

Muitas das ofertas de emprego solicitam o envio de carta de apresentação. Mesmo que acredite que já ninguém as lê, o simples facto de não enviar é suficiente para filtrar a sua candidatura e o eliminar do processo de recrutamento. Os recrutadores precisam de argumentos para fazer a triagem de candidatos e, ao não respeitar as instruções de candidatura, está a dar-lhes uma óptima desculpa.

2) Ao enviar carta de apresentação, mostra que está interessado e que se esforçou

Quando não envia carta de apresentação, passa a imagem de que é o tipo de candidato que envia candidaturas em massa, sem sequer perceber bem os requisitos da função ou a cultura da empresa. Mesmo que ninguém leia a sua carta, ao enviá-la, mostra que está verdadeiramente interessado na posição e de que investiu o seu tempo para enviar uma candidatura personalizada.

3) A carta de apresentação pode ser usada como factor de desempate

Tipicamente, os CVs são suficientes para filtrar candidaturas e fazer uma shortlist de potenciais candidatos. Mas mesmo que os recrutadores não utilizem a carta de apresentação numa fase de selecção inicial, esta poderá ser importante para diferenciar entre candidatos com perfis semelhantes e ajudar a decidir quem irá efectivamente a entrevistas.

4) A carta de apresentação é uma oportunidade para demonstrar competências

Ao escrever uma boa carta de apresentação, estará desde logo a demonstrar que sabe escrever e que tem boa capacidade de comunicação. Adicionalmente, mostra que é capaz de formatar e estruturar documentos e, em última análise, apresentar documentos apelativos e fáceis de ler.

5) A carta de apresentação é uma oportunidade para mostrar quem é

Ao contrário do CV, a carta de apresentação pode ser utilizada para dar a conhecer um pouco da sua personalidade. Pode comunicar de forma mais clara as suas características e interesses.

6) Através da carta de apresentação, pode sustentar a sua candidatura com exemplos práticos

Ao escrever uma carta de apresentação pode personalizar a sua candidatura especificamente para a posição em causa. Assim, pode utilizar exemplos e experiências anteriores para mostrar que é a pessoa certa para o lugar. Deve escolher as competências mais relevantes para a posição e comunicá-as de forma clara.