Ao escrever a carta de apresentação deve convencer o recrutador de que se encaixa na cultura empresarial e de que será um benefício para a empresa em termos profissionais. A segunda é fácil de colocar em palavras, mas mostrar que se é um boa adição à equipa em termos de personalidade… não tanto.
Pesquise antes de escrever a carta de apresentação
Antes de se candidatar à vaga deve tentar compreender a “personalidade” da empresa. Pense na empresa como uma pessoa: é mais conservadora? Divertida? Jovial? Formal?
Comece por analisar o website da empresa – em específico a área “sobre”. Se a mesma tiver fotos dos funcionários em poses sérias e uma descrição da sua função, é porque provavelmente a cultura da empresa é bastante formal. Se, por outro lado, em vez de fotografias, aparecem caricaturas ou cartoons dos funcionários com descrições dos seus gostos pessoais, está na presença de uma empresa jovial e descontraída.
Utilize, também, as redes sociais para perceber o tipo de comunicação da empresa. Procure informação sobre os eventos de team-building, dress code da empresa e valores que regem a instituição.
A personalidade que associar à empresa é a que deve utilizar para escrever a carta de apresentação.
Por exemplo, se perceber que a empresa é 100% dedicada ao negócio e gosta de resultados… opte por falar dos seus feitos e quantifique-os. O tipo de frase que desperta o interesse dos recrutadores de empresas goal-oriented é “na minha empresa anterior aumentei as vendas em 15%”.
Se se candidatar a uma empresa mais jovem e divertida… seja criativo na carta de apresentação e mostre o seu lado mais espontâneo.
Mostre a sua personalidade na carta de apresentação
O candidato perfeito é aquele que é compatível com a empresa em termos profissionais e de personalidade.
Os recrutadores procuram pessoas com quem seja agradável trabalhar. Assim, na carta de apresentação vá além das características profissionais – mostre como se integraria na equipa.
Se se candidata a uma loja de música mencione que tem uma banda (até pode inserir um link para um vídeo). Se a empresa faz pic-nics frequentemente pode mostrar o seu amor por comida e oferecer-se para cozinhar para o próximo pic-nic…. O truque é fazer com que o recrutador pense em si como já fazendo parte da equipa.
Personalize as cartas de apresentação
Evite quebrar esta regra de ouro: Nunca envie a mesma carta de apresentação para dois recrutadores diferentes.
É verdade que, quando responde a dezenas de ofertas de emprego, pode sentir-se tentado a utilizar sempre a mesma carta de apresentação. Prefira qualidade a quantidade. Dedique mais tempo a cada candidatura e terá melhores resultados. As empresas não gostam de se sentir “só mais uma” das muitas a que se candidatou.
Adapte a carta de apresentação a cada empresa utilizando exemplos dos seus produtos ou notícias recentes. Também pode pesquisar no LinkedIn pelos funcionários da empresa. Por exemplo, se o entrevistador tiver estudado na sua faculdade, tenha o cuidado de referir o nome da mesma. O recrutador identificar-se-à imediatamente consigo.
Deseja muito determinado emprego? Prove-o na escrita e demonstre a sua paixão pela indústria e empresa. Seja honesto, mostre a sua personalidade única e faça-os acreditar que seria uma excelente adição à equipa.
Fonte: The Daily Muse


Compreendo que para empregos e áreas especificas é favoravel fazer os curriculos personalizados. Infelizmente para a maioria das pessoas e tratando-se de funções que não são necessárias uma especialização, levando em conta que em média procuram mais por trabalho que alguém com uma formação e qualificação especifica, apresento a seguinte proposta:
Crie curriculos por áreas;
As cartas de apresentação escreva à mão quando se vai candidatar. Os especialistas defendem que as cartas de apresentação devem ser escritas à mão. Desta forma pode falar diretamente na empresa onde vai pedir trabalho. Aproveite e assim traz ao seu curriculo uma maior qualidade.
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