entrevista via skype

 

Cada vez mais, começa a ser normal a utilização de entrevistas via Skype, quer seja para conseguir um estágio, um emprego ou uma vaga para um doutoramento fora do país. Esta é uma ferramenta que tem vindo a ser utilizada pelas empresas para conhecerem os candidatos que estão noutras cidades ou países, um tema também falado no Careerealism e no ESL Suite.

O recrutador poupa tempo, pois poderá fazer várias entrevistas num período curto de tempo. Se houver interesse da empresa em conhecê-lo melhor, então aí, uma nova entrevista presencial será agendada.

Mas também neste tipo de entrevista, há que ter certos cuidados e não cair em erros básicos. Evite que o recrutador fique com uma má impressão e siga estas dicas:

  • Escolha um lugar calmo para a entrevista e certifique-se que está tudo arrumado atrás de si

Se tem colegas de quarto ou vive com a sua família, informe-os que vai ter uma entrevista e que não pode ser incomodado e que precisa de algum silêncio.

  • Seja pontual

Se o entrevistador se atrasar, seja paciente. O que interessa é que você está lá à hora marcada. Pode enviar uma mensagem se depois de esperar cerca de 15 minutos para saber se há alguma alteração de última hora, mas evite a impaciência. O recrutador pode ter-se atrasado na entrevista anterior.

  • Mantenha os animais domésticos fora do local

Ter um gato a atravessar-se na frente da camera durante o processo de entrevista, não é algo aceitável para a maioria dos recrutadores. Ter um cão a ladrar enquanto está a querer falar, também não.

Se tem animais de estimação, deixe-os num local seguro, fora da sala ou local onde está a ser conduzida a entrevista via Skype.

  • Teste o seu equipamento no dia anterior e no dia da entrevista

Não há nada mais frustrante do que ter problemas técnicos durante uma entrevista online. Se os problemas surgem e persistem, explique educadamente o que está a acontecer e peça para voltar a ligar.

  • Vista-se para a entrevista

Embora possa estar em casa, não descure no seu vestuário. Vista-se de acordo com a função a que se está a candidatar e com a cultura da empresa. E cuidado: vista-se completamente. Não pense em vestir-se apenas da cintura para cima. A qualquer altura pode ter que se levantar para ir buscar um papel ou outra coisa qualquer e o recrutador vai ver como está vestido.

Se tem dúvidas, veja aqui boas e más opções de vestuário para uma entrevista de emprego.

  • Sorria

Não se esqueça de sorrir enquanto decorre a entrevista. Teste a sua aparência na camera antes da entrevista para verificar a sua postura, os gestos, as expressões faciais, etc. Se possível, treine com um amigo ou membro da família e peça-lhes a sua opinião honesta.

Aproveite e saiba também como ganhar confiança para a Entrevista em 2 minutos.